O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou em seu site, nesta sexta-feira (1.º), o boletim final referente às obras da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. O custo total da obra foi de R$ 238,2 milhões, montante R$ 4,8 milhões acima do valor inicialmente previsto.
Leia também:
– Deputada pede informações sobre as obras de acesso à Ponte da Integração
– Bioceânica: veja como estão as obras da “irmã” da Ponte da Integração
– Veja as imagens do teste das luzes cenográficas na Ponte da Integração
Iniciada em agosto de 2019, a construção foi executada pelo Consórcio Ponte Brasil Paraguai, formado pelas construtoras Única, MPB e RMG. Os recursos foram aportados pela diretoria brasileira de Itaipu, enquanto a diretoria paraguaia da usina está bancando a Ponte Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta.
Quanto às características técnicas da obra, a Ponte da Integração tem 760 metros de comprimento e vão-livre estaiado de 470 metros de extensão, o maior da América Latina. O mastro brasileiro, da fundação até o topo, tem altura de 190,17 metros, enquanto o mastro paraguaio tem 185,04 metros. A diferença é em razão das características do terreno.
A sustentação da pista é feita por 116 cabos estaiados. A largura média do tabuleiro é de 17,8 metros, com duas pistas de rolamento de 3,6 metros cada, acostamentos com três metros, barreira New Jersey de 0,40 metro em cada lado e duas passarelas para pedestres, com 1,9 metro de largura, guarda-corpo interno e grades externas.
“Para compor a estrutura de sistema misto, que possui cerca de 16 mil metros quadrados, foram empregados aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço”, descreve o boletim, ilustrado com fotos da última etapa do trabalho, composta pela instalação das luzes cenográficas da ponte.
Perimetral Leste
Apesar de pronta, a Ponte da Integração ainda não tem data prevista para inauguração, uma vez que as rodovias de acesso e as estruturas de fiscalização, no Brasil e no Paraguai, seguem em obras. A maior probabilidade é de abertura para o tráfego em 2024, com a primeira etapa sendo reservada apenas à circulação de caminhões.
No Paraguai, a deputada Roya Torres solicitou informação oficial sobre o estágio das obras do Corredor Metropolitano del Este, que prevê mais de 30 quilômetros de rodovias no entorno de Presidente Franco e Ciudad del Este e será entregue, por etapas, entre os anos de 2024 e 2025.
No Brasil, o boletim mais recente divulgado pelo DER-PR indica 25,3% de conclusão da Rodovia Perimetral Leste, que fará a ligação da ponte com as BRs 469 e 277, contornando o perímetro urbano de Foz do Iguaçu. A maior concentração de obras, atualmente, é no trecho entre a Ponte da Integração e o viaduto do Trevo da Argentina.
Comentários estão fechados.