Realizada em paralelo ao feriado prolongado brasileiro de Proclamação da República (15/11), a liquidação conjunta Black Friday 2022 movimentou US$ 260 milhões (R$ 1,4 bilhão) no lado paraguaio da fronteira, conforme balanço preliminar feito pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, organizadora do evento.
Leia também:
Black Friday em Puerto Iguazú será de 24 a 27 de novembro
Em entrevista ao jornal La Clave, o empresário Said Taiyen, presidente da entidade, estimou que o aumento no faturamento foi de 30% na comparação com a edição de 2021, quando o volume de vendas chegou a US$ 200 milhões.
“Todos os participantes coincidiram que neste ano tivemos mais vendas que na edição anterior, que a superamos em cerca de 30%. Para nós, esses números representam sucesso, porque, apesar da crise política no Brasil, conseguimos aumentar o volume”, avaliou. “Acreditamos que a atividade comercial vai se manter assim até o fim do ano.”
Entretanto, na comparação com o pré-pandemia, o faturamento ainda está abaixo. Na edição de 2019, o comércio local vendeu o equivalente a US$ 300 milhões em mercadorias como celulares, eletrônicos, equipamentos de informática, acessórios, confecções, calçados, brinquedos, bebidas, cosméticos e perfumes.
Já em relação à necessidade de melhorias para as próximas edições, Taiyen avaliou que é preciso readequar a estrutura urbana das quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade. “Temos que ter um espaço físico mais amplo, mais calçadas para caminhar, mais locais para estacionamento de carros e ônibus de turismo”, ponderou.
Quanto à parte tributária, o dirigente enfatizou que “precisamos insistir para que o governo nacional nos dê as ferramentas adequadas para continuarmos competindo com bons preços em todos os produtos que vendemos. Não digo que vamos voltar ao que fomos décadas atrás, mas, pelo menos, vamos ter condições de preservar empregos”.
[…] Cartaz de divulgação do evento Black Friday 2022 movimentou US$ 260 milhões no Paraguai […]
[…] Leia também:Black Friday 2022 movimentou US$ 260 milhões no Paraguai […]
[…] Black Friday 2022 movimentou US$ 260 milhões no Paraguai […]