Localizado no centro de Assunção, Lido Bar é um dos estabelecimentos mais conhecidos dos turistas que visitam a capital paraguaia.
Fim de uma era. Assim está sendo encarado o anúncio feito recentemente pelos proprietários do Lido Bar, localizado na esquina das ruas Palma e Chile, no centro de Assunção, de que o estabelecimento vai mudar de endereço após quase 70 anos. O motivo é o alto custo do aluguel na histórica esquina em frente ao Panteão dos Heróis.
A mudança, segundo a gerência, será para um endereço nas proximidades da Catedral Metropolitana de Assunção, a cerca de três quadras da atual localização. O traslado deve começar já nos próximos dias, motivo pelo qual o interesse em frequentar a casa cresceu entre os moradores e visitantes da capital paraguaia.
Aberto desde 26 de julho de 1953, o Lido Bar simboliza um tempo em que passear pela Calle Palma, a principal rua comercial do centro de Assunção, era uma das atividades favoritas dos asuncenos. Nas últimas décadas, o surgimento de outros polos, com mais facilidades de acesso e estacionamento, provocou a migração de parte da clientela.
Tal como em outras grandes cidades da América do Sul, o “centro velho” de Assunção vem passando por um processo de esvaziamento comercial e empresarial, o que traz preocupação quanto à perda do patrimônio histórico. As poucas iniciativas de revitalização, até o momento, ainda não surtiram resultado.
Entre os clássicos do cardápio do Lido Bar estão pratos como as milanesas de carne de gado, de frango ou de peixes locais. O serviço, por vezes, é criticado pela demora, mas quem se senta a uma das mesas para curtir o ambiente e “ver a vida passar” costuma citar o lugar como uma das experiências mais emblemáticas de Assunção.
Comentários estão fechados.