Iniciativa prevê a instalação de murais e a valorização do patrimônio do bairro Obrero, considerado o mais antigo da cidade.
Localizado no entorno do estádio do 3 de Febrero (apenas para citar um ponto de referência fácil de identificar), o bairro Obrero, considerado por muitos como o mais antigo de Ciudad del Este, pode ganhar uma galeria de arte a céu aberto, por meio da iniciativa “Barrio Obrero en Murales”, que tem o apoio da prefeitura local.
A ação faz parte do “Proyecto BO” (BO é a sigla de Barrio Obrero), que tem como objetivo contextualizar a história do bairro e valorizar o patrimônio existente, resgatando os espaços de convivência e propondo a transformação de estruturas voltadas para a rua, como muros e paredes, em coloridos murais desenhados por artistas locais.
De acordo com o jornal La Clave, duas etapas já estão definidas. A primeira é a criação de uma galeria ao ar livre, com 400 metros quadrados de intervenções artísticas, para adornar as ruas mais transitadas. A segunda, intitulada “Tesouros do Bairro”, busca embelezar e conservar as fachadas originais das casas mais antigas.
Com características operárias, o bairro Obrero abriga lugares como o Mercado Municipal de Abasto, um dos complexos comerciais mais procurados da Região Leste do Paraguai. A identidade local pode ser sentida também em pontos como a paróquia San José Obrero, além dos inúmeros estabelecimentos gastronômicos existentes no bairro.
Comentários estão fechados.