Avião com pré-candidato à presidência sofre pane no Paraguai

Aeronave que transportava Efraín Alegre teve problemas no motor logo após decolar na região de Ciudad del Este.

Aeronave que transportava Efraín Alegre teve problemas no motor logo após decolar na região de Ciudad del Este.

A noite de quinta-feira (28) foi de susto para um dos principais nomes da oposição política no Paraguai. Efraín Alegre, presidente do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e pré-candidato ao Palácio de López em 2023, estava em uma aeronave que teve problemas no motor esquerdo logo após decolar na região de Ciudad del Este.

De acordo com o jornal Última Hora, o bimotor King Air 90 era pilotado pelo ex-senador Alfredo Jaeggli, proprietário do avião. Jaeggli e Alegre estavam em companhia do vice-presidente do PLRA, Líder Amarilla, e do dirigente Pedro Riveros. O destino era a Região Sul do Paraguai, após jornada de compromissos políticos no Alto Paraná.

O incidente ocorreu pouco antes das 20h (hora paraguaia), no momento em que a aeronave ganhava altura e atravessava uma área de instabilidade. Em entrevista a emissoras de rádio, na manhã desta sexta (29), Jaeggli relatou que um dos motores desligou e o King Air ficou desgovernado por cerca de 20 segundos.

“Estávamos com muito pouca altura, muito pouca velocidade, tínhamos uma inclinação perigosa”, disse o ex-senador à rádio ABC Cardinal. Em contato com a Monumental AM, por sua vez, Jaeggli reconheceu que, apesar de ter mais de dez mil horas de voo, ainda tem pouca familiaridade com o avião utilizado na quinta.

“Com esse eu não sou muito experiente ainda”, admitiu. “Realmente, fui imprudente [em relação à previsão de rajadas de vento e chuva no caminho]. Tivemos o tempo suficiente.” Após o episódio, o voo seguiu normalmente até o destino.

Histórico

Efraín Alegre, o passageiro do incidente de ontem, disputou a presidência do Paraguai duas vezes, sendo superado por Horacio Cartes (2013) e Mario Abdo Benítez (2018), ambos do Partido Colorado. O dirigente aparece como o mais cotado para representar o PLRA, principal legenda da oposição, no pleito marcado para abril de 2023.

Em fevereiro de 2013, o então candidato à presidência paraguaia pela União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), Lino Oviedo, faleceu em um acidente aéreo. Oviedo estava em um helicóptero que caiu no trajeto entre Concepción e Assunção. Conforme as investigações, a queda foi provocada pelo mau tempo.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.