Até março de 2023, Ciudad del Este estará com a mesma hora de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
Se você tem compromissos no lado paraguaio da fronteira, é bom redobrar a atenção: no próximo domingo (2), iniciará o horário de verão no país vizinho, que adiantará os relógios em 60 minutos. Enquanto durar a medida, prevista para ir até o quarto domingo de março de 2023, os três países da fronteira estarão com a mesma hora.
A título de exemplo, nesta terça-feira (27), enquanto são 11h em Foz do Iguaçu (lado brasileiro) e Puerto Iguazú (lado argentino), em Ciudad del Este e municípios do lado paraguaio, os relógios ainda marcam 10h. De domingo em diante, a diferença deixará de existir (a menos, claro, que Brasil e Argentina decidam voltar a adotar o horário de verão).
No Paraguai, a mudança na hora é regulamentada por um decreto presidencial que estabelece o primeiro domingo de outubro como data de início e o quarto domingo de março do ano seguinte para o retorno ao fuso habitual do país (-4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich).
A medida tem dois objetivos: distribuir melhor o consumo de energia no pico do final das tardes de verão, evitando sobrecargas na rede; e propiciar o melhor aproveitamento da luz solar pela população. Lá como cá, porém, o horário de verão divide opiniões, sendo alvo de intensos debates nas rodas de conversa e nas redes sociais.
[…] será das 8h às 15h. No sábado, das 8h às 12h. (Nota da redação: o Paraguai estará em horário de verão a partir de domingo.) O ginásio municipal do bairro Pablo Rojas fica a cerca de dois quilômetros da Ponte da Amizade, […]