Asfaltamento de acesso a porto no lago de Itaipu avança no Paraguai

Estrada de 60,3 quilômetros entre a Supercarretera e Puerto Indio beneficiará o tráfego de caminhões pelo porto de Santa Helena.

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, no último dia 30, informações sobre o andamento das obras de pavimentação da estrada que liga a Rodovia PY07 (Supercarretera) a Puerto Indio, porto às margens do lago de Itaipu.

Leia também:
Boletim atualiza o andamento das obras da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu

Com 60,3 quilômetros de extensão, o trecho costuma ficar intransitável em vários períodos do ano, limitando o escoamento da produção agrícola da porção norte do departamento (estado) de Alto Paraná.

Ponte do km 20,7 é uma das intervenções mais adiantadas. Foto: Gentileza/MOPC
Ponte do km 20,7 é uma das intervenções mais adiantadas. Foto: Gentileza/MOPC

O asfaltamento é reivindicado há décadas pela população local, como forma de facilitar o acesso à balsa que conecta Puerto Indio ao porto internacional de Santa Helena, no lado brasileiro da fronteira.

De acordo com o MOPC, no Lote 1, que vai do quilômetro zero ao 27, uma das obras que mais avançaram foi a da construção da ponte do km 20,7, cujos pilares já estão concluídos e as vigas transversais estão em processo de fabricação.

No Lote 2, que vai do km 27 até a entrada de Puerto Indio, a base do pavimento está sendo instalada a partir do km 29,7, avançando sem contratempos.

Orçados em G$ 153,7 bilhões (R$ 107 milhões), os trabalhos estão sendo executados pelas empresas Benito Roggio & Hijos S.A. (Lote 1) e LT S.A. (Lote 2). A previsão de conclusão é para o final de 2025.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.