Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile relançam candidatura para a Copa 2030

Torneio marcará os 100 anos do mundial de futebol, disputado pela primeira vez em 1930, no Uruguai.

Torneio marcará os 100 anos do mundial de futebol, disputado pela primeira vez em 1930, no Uruguai.

A Copa do Mundo de 2030, que marcará os 100 anos do primeiro mundial de futebol, poderá ser disputada na América do Sul. Essa, pelo menos, é a intenção dos governos de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, que trabalham para o fortalecimento de uma candidatura conjunta. O último torneio no continente foi em 2014, no Brasil.

Nessa quinta-feira (16), representantes dos governos e de entidades esportivas dos quatro países reuniram-se em Assunção, capital do Paraguai, para discutir o relançamento da proposta. A ideia original previa jogos na Argentina e no Uruguai, sendo posteriormente expandida para o Paraguai. O Chile surgiu como o quarto interessado.

“A reunião de hoje é um avanço importante para impulsionar a candidatura conjunta. Com a comemoração dos 100 anos do primeiro mundial, consideramos que seria um grande reconhecimento à América do Sul pela contribuição ao esporte mais popular do planeta”, afirmou o ministro do Turismo e Esporte da Argentina, Matías Lammens, no Twitter.

O Paraguai esteve representado pelo vice-presidente, Hugo Velázquez, e pelo secretário nacional do Esporte, Diego Galeano Harrison. O emissário do governo uruguaio foi o secretário do Esporte, Sebastián Bauzá. Do Chile, participou a ministra do Esporte, Alexandra Vergara, além de representantes das federações de futebol dos quatro países.

No mês de julho, uma nova reunião será realizada em Montevidéu, cidade que recebeu a primeira final de Copa do Mundo da história, entre Uruguai e Argentina, em 1930. No encontro, serão debatidos temas como a divisão das responsabilidades e custos, bem como a eventual quantidade de estádios por país.

A Copa do Mundo de 2022 será disputada no Catar. Já o mundial de 2026 será compartilhado entre Estados Unidos, México e Canadá. Uma das possíveis resistências à candidatura da América do Sul para 2030 é o fato de que a Europa sediou o torneio pela última vez em 2018, o que pode pesar em favor de uma nova edição europeia.

Imagens da final entre Uruguai e Argentina, em 1930
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Copa do Mundo: relembre a passagem da Coreia do Sul por Foz do Iguaçu

    […] Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile relançam candidatura para a Copa 2030 […]

Comentários estão fechados.