Militares da Gendarmería Nacional Argentina (GNA) interceptaram em Puerto Iguazú, nesse sábado (4), 12 rifles de ar comprimido que ingressaram de forma ilegal ao território argentino e tinham como destino a província de Buenos Aires. O material foi avaliado, preliminarmente, em P$ 1,7 milhão (R$ 29 mil na cotação fronteiriça).
Leia também:
PF lança operação contra tráfico internacional de armas, com mandado em Foz
A localização ocorreu durante a verificação de encomendas que seriam levadas por uma transportadora argentina. Diante da possibilidade de haver drogas ou substâncias ilícitas, a carga foi inspecionada com um escâner móvel, pertencente à Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA).
Os 12 rifles de ar comprimido, da marca Fox, foram encontrados no interior de três maletas, tendo como provável origem o Paraguai. Em face das irregularidades tributárias cometidas, a apreensão foi autorizada pelo juiz federal de plantão, que determinou a abertura de investigação contra os proprietários do carregamento.
Armas de ar comprimido, como as apreendidas nesse sábado, são bastante procuradas para atividades esportivas e recreativas na Argentina. Desde 2019, o Congresso Nacional do país debate, sem consenso, formas de regulamentar o uso desse tipo de equipamento, tendo em vista alterações feitas por proprietários para torná-las mais potentes.
[…] Leia também:Argentina apreende encomenda com rifles de ar comprimido em Puerto Iguazú […]