Militares da Gendarmería Nacional Argentina (GNA) detiveram, nesse fim de semana, dois homens que transportavam, em uma caixa de papelão no banco traseiro do veículo, um tucano (Ramphastos toco). A intenção dos homens era vendê-lo no mercado clandestino de espécies silvestres, no qual a ave pode alcançar alto valor.
Leia também:
Além do discurso: pousada de Foz do Iguaçu leva agroecologia a sério
De acordo com o boletim enviado à imprensa, a descoberta ocorreu durante procedimento de rotina, efetuado por integrantes do Esquadrão 48 Corrientes, na intersecção das rodovias nacionais 12 e 118, a 430 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu.
“O condutor do veículo admitiu que sua intenção era comercializar ilegalmente o tucano”, descreve a GNA. “A intervenção imediata das equipes do setor de Recursos Naturais, unidade de Santa Lucía, conduziu à elaboração dos procedimentos legais pertinentes e ao resgate do tucano, que será posteriormente reintegrado ao ambiente natural.”
“A comercialização ilegal de espécies em perigo de extinção coloca em risco a biodiversidade e a integridade desses animais. As autoridades estão comprometidas em fazer cumprir as leis para prevenir a exploração e proteger nosso valioso patrimônio natural”, complementa o texto distribuído pela GNA.
Comentários estão fechados.