A companhia petrolífera YPF aplicou, nessa quinta-feira (3), mais um reajuste no preço dos combustíveis na Argentina, como forma de corrigir a inflação e adequar os valores às oscilações nas cotações do petróleo. A média nacional foi de 6%. Na província fronteiriça de Misiones, no entanto, gasolina e diesel ficaram até 10% mais caros.
De acordo com o portal Misiones Online, na capital da província, Posadas, o diesel subiu 9,5% nos postos YPF, com a gasolina passando a custar 7,79% a mais. Em Puerto Iguazú, o portal Actualizate Iguazú informou que a diferença entre os preços da quarta (2) e da quinta (3) chegou a 10,26%, a depender do posto e do tipo do combustível.
O portal divulgou fotos das placas de dois estabelecimentos da cidade, chamando atenção para o fato de que não houve reajuste na tarifa diferenciada cobrada dos estrangeiros. Em razão disso, o diesel Infinia, da YPF, está mais barato para brasileiros e paraguaios que para os proprietários de veículos argentinos (atualização: após queixas dos motoristas argentinos, o valor foi reajustado para P$ 280).
YPF – Avenida Victoria Aguirre
Argentinos:
Nafta Super – P$ 173,80
Nafta Infinia – P$ 213,20
Diesel Infinia – P$ 270,60
Estrangeiros (máximo de 40 litros):
Nafta Infinia – P$ 240
Diesel Infinia – P$ 240
Atualização: após queixas dos motoristas argentinos, o valor para estrangeiros (diesel e gasolina) foi reajustado para P$ 280.
Shell – Avenida Córdoba
Argentinos:
Nafta Super – P$ 185,90
Nafta V-Power – P$ 219,40
Fórmula Diesel – P$ 215,50
Diesel V-Power – P$ 278,50
Devido à volatilidade e aos vários tipos de cotações do peso argentino, o H2FOZ optou por não fazer a conversão direta dos valores para o real. Na Iguassu Câmbio, de Foz do Iguaçu, R$ 1 comprava P$ 50 na manhã desta sexta-feira (4). Em outros locais, o câmbio pode variar entre P$ 45 e P$ 55 por R$ 1.
[…] Argentina reajusta preço dos combustíveis nos postos da fronteira […]