Atrativo mais procurado do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, em Puerto Iguazú, a passarela da Garganta do Diabo foi reaberta, na manhã desta quinta-feira (12). O acesso aos visitantes estava bloqueado desde a tarde do último domingo (7), devido à cheia do Rio Iguaçu na fronteira.
Leia também:
– Casa cheia: Argentina terá feriado prolongado no fim de semana
– Lado brasileiro das Cataratas espera 30 mil turistas no feriadão da padroeira
ATUALIZAÇÃO – 11h48: após monitorar o fluxo de água no Rio Iguaçu, a direção do parque e a concessionária Iguazú Argentina decidiram voltar a fechar a passarela, a partir das 12h (leia nota na íntegra abaixo).
De acordo com a concessionária Iguazú Argentina, que administra os serviços turísticos no Parque Nacional Iguazú, os turistas que adquiriram ingressos para os dias em que a passarela permaneceu fechada poderão refazer a visita, sem custo adicional, apenas apresentando o bilhete com a data original.
Outra medida adotada pela concessionária e pela direção da unidade de conservação foi a ampliação do horário de funcionamento, com a antecipação da abertura para as 7h30, para que mais visitantes possam percorrer a passarela e as demais trilhas panorâmicas (Circuito Superior e Circuito Inferior), que não precisaram ser fechadas durante a cheia.
Tal como no Brasil, o fim de semana será prolongado na Argentina, com o governo tendo declarado a sexta-feira (13) como “feriado para fins turísticos”. Já a celebração do Dia do Respeito à Diversidade Cultural foi transferida para segunda-feira (16).
No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, menos exposto às oscilações no volume do rio, todas as trilhas, mirantes e passeios estarão abertos, com horário especial até domingo (15), devido ao feriadão de Nossa Senhora Aparecida.
Às 9h desta quinta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 5.890 metros cúbicos por segundo (m³/s), quase quatro vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. O pico da cheia foi registrado ao meio-dia de terça-feira (10), com 7.900m³/s.
Comentários estão fechados.