Com três dias de atraso em relação à data originalmente prevista (devido às chuvas do fim de semana na bacia do Rio Iguaçu), a passarela argentina da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, foi reaberta ao público na manhã desta terça-feira (16).
Acesse também:
Veja as fotos da cheia no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
O acesso ao mirante mais concorrido do lado argentino da Cataratas estava interditado desde outubro de 2023, quando a cheia que elevou a vazão do rio em 16 vezes danificou a estrutura, que teve vários de seus trechos inteiramente reconstruídos.
A reabertura ocorreu às 10h desta terça, após inspeção feita pela direção do Parque Nacional Iguazú e pela concessionária Iguazú Argentina, assegurando as condições adequadas para que os visitantes voltassem a percorrer a trilha.
A vazão do Rio Iguaçu no horário, conforme monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 4.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de três vezes acima do normal, mas dentro dos parâmetros de segurança.
Congestionamento
O anúncio da retomada das visitas à Garganta do Diabo provocou fila na estrada de acesso ao parque argentino, com grande fluxo de veículos na pista da Rodovia Nacional n.º 101 desde as primeiras horas do dia.
Para dar conta do movimento, a concessionária Iguazú Argentina, que administra as visitas turísticas à unidade, informou que aumentou a frequência dos trens internos, com saídas a cada 15 minutos e capacidade de transportar até mil passageiros por hora.
Ingressos antecipados
Além da Garganta do Diabo, o lado argentino das Cataratas conta com outras duas trilhas panorâmicas à disposição do público: o Circuito Superior, que passa por cima de algumas das principais quedas, e o Circuito Inferior, paralelo à barranca do Rio Iguaçu.
Os ingressos para visitar o Parque Nacional Iguazú podem ser adquiridos na internet, com agendamento de dia e horário, no endereço oficial https://ventaweb.apn.gob.ar/reserva/inicio.
Comentários estão fechados.