A direção do Parque Nacional Iguazú e a concessionária Iguazú Argentina comunicaram, no final da manhã desta sexta-feira (27), a reabertura da passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo, fechada desde o último dia 8, devido à cheia no Rio Iguaçu.
ATUALIZAÇÃO – 28/10:
Lado argentino das Cataratas está fechado devido às chuvas – leia a nota
“Embora as chuvas continuem na bacia do Rio Iguaçu Superior, as condições do volume do rio nesta sexta-feira permitem a reabilitação das passarelas que conduzem ao salto mais majestoso das Cataratas”, informa a Iguazú Argentina, em nota distribuída à imprensa e aos agentes do setor de turismo em Puerto Iguazú.
O fechamento preventivo da passarela ocorre em razão de sua extensão, de mais de 1.100 metros, quase toda sobre o Rio Iguaçu. Quando a vazão do rio fronteiriço ultrapassa o patamar de quatro vezes acima da média, o acesso costuma ser suspenso, de forma a garantir a segurança dos visitantes e a preservar a integridade da estrutura.
Às 11h desta sexta-feira, a vazão nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 5.730 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que equivale a 3,8 vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s.
Um novo fechamento não está descartado, motivo pelo qual a concessionária pede a “todos(as) que se mantenham informados(as) através das redes oficiais do parque”.
Quem comprou ingresso para os dias 24, 25 e 26 poderá voltar a visitar o lado argentino das Cataratas do Iguaçu gratuitamente, nesta sexta-feira, bastando apresentar o comprovante original.
Lado brasileiro
No Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, todos os mirantes e trechos da trilha estão abertos para visitas, sem interrupção no funcionamento. A compra de ingressos, com agendamento de dia e horário, pode ser feita on-line, no endereço oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.
Comentários estão fechados.