Representantes dos governos de Argentina e Paraguai celebraram, nessa segunda-feira (4), os 50 anos da assinatura do Tratado de Yacyretá, firmado em 3 de dezembro de 1973. O documento possibilitou a construção da usina de Yacyretá, localizada no Rio Paraná, 400 quilômetros abaixo da barragem de Itaipu.
Leia também:
– Tratado de Itaipu completa 50 anos em vigor
– Aniversário do Tratado de Itaipu é tema de selo comemorativo
A data foi recordada com um ato solene na hidrelétrica, cujas obras tiveram início em 1983. As primeiras 20 turbinas foram inauguradas entre setembro de 1994 e julho de 1998. Já o enchimento completo do reservatório foi finalizado apenas em 2011, após obras complementares nas duas margens do rio.
Desde o ano passado, Yacyretá está passando por um processo de ampliação de sua capacidade, com a instalação de três unidades geradoras no braço de Aña Cuá, que aumentarão em cerca de 10% a potência atual de 3.200 megawatts.
Outra característica marcante da usina é a existência de uma eclusa, inaugurada em 1993, para possibilitar a navegação entre a parte represada e o curso inferior do Rio Paraná.
No segundo semestre de 2023, Yacyretá foi uma das protagonistas da crise diplomática entre Paraguai e Argentina, com o governo de Assunção chegando a suspender a venda do excedente paraguaio de energia ao mercado argentino, em uma espécie de retaliação contra o pedágio cobrado por Buenos Aires na hidrovia do Rio Paraná.
Video institucional de la EBY proyectado en el acto central por la Conmemoración de los 50 años de la firma del Tratado de Yacyretá. pic.twitter.com/GsU9tYtsH3
— Entidad Binacional Yacyretá (@ebypy) December 4, 2023
Comentários estão fechados.