Argentina lança “Dólar Soja II” para destravar as exportações de grãos

Nova cotação entrará em vigor nesta segunda-feira (28), ao valor de P$ 230 por US$ 1.

O Ministério da Economia da Argentina colocará em vigor, nesta segunda-feira (28), o “Dólar Soja II”, cotação especial projetada para as exportações de grãos. O valor será de P$ 230 por US$ 1, trazendo incremento em relação aos P$ 200 do “Dólar Soja I”, mas ainda muito abaixo dos P$ 320 do “Dólar Blue”, disponível no mercado paralelo.

O novo câmbio tem como objetivo destravar as exportações do complexo graneleiro, com milhares de toneladas paradas nos silos. A medida busca, também, desalentar o contrabando de soja argentina em direção ao Brasil, detectado em locais como as províncias fronteiriças de Misiones e Corrientes.

Segundo o Ministério da Economia, o “Dólar Soja II” estará vigente até 31 de dezembro de 2022. A partir de 1.º de janeiro de 2023, novos valores terão de ser negociados, em movimento exótico aos olhos de quem não vive no país, mas que tem sido “normalizado” pela sociedade argentina em meio às inúmeras restrições ao câmbio.

Além do “Dólar Soja”, do “Dólar Blue” e do dólar oficial, a Argentina tem cotações específicas como o “Dólar FIFA” (para os torcedores que viajaram ao Catar para a Copa do Mundo), o “Dólar Coldplay” (para grandes shows internacionais) e o “Dólar Netflix” (para pagamento de serviços e transações na internet).

As diferenças nos valores praticados são gritantes: enquanto o dólar oficial gira em torno de P$ 160 a P$ 170, conforme o dia e a categoria, o “Dólar Blue” chega a P$ 320 e o “Dólar Turista” pode ser liquidado a P$ 343. Os valores atualizados diariamente (a volatilidade costuma ser alta) podem ser conferidos clicando aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.