Argentina inicia reparação de passarela danificada nas Cataratas do Iguaçu

Levantamento feito pela direção do parque argentino mostra que 51 dos 99 trechos foram arrastados pela cheia da semana passada.

A direção do Parque Nacional Iguazú, que abriga o lado argentino das Cataratas, comunicou, nesta quarta-feira (19), que deu início ao processo de reparação da passarela de 1.100 metros que leva ao mirante da Garganta do Diabo, principal atrativo da unidade. Não há, porém, data prevista para a conclusão do serviço.

Leia também:
Equipes de busca encontram corpo nas águas do Rio Iguaçu
Veja o “fato ou fake” sobre as Cataratas do Iguaçu

Em nota conjunta que inclui a concessionária Iguazú Argentina, responsável pelos serviços turísticos, a administração informa que a cheia da última quinta-feira (13) arrastou 51 dos 99 trechos da passarela, que foi fechada ao público dois dias antes, devido à previsão de aumento no volume do rio fronteiriço.

Passarela argentina da Garganta do Diabo tem 1.100 metros de extensão. Imagem: Gentileza/Helisul

“Ante este tipo de situações, contamos com um protocolo para inundações, que começa quando o Brasil reporta a abertura de comportas das represas situadas águas acima”, explica o documento. “Daí em diante, iniciamos uma operação que consiste em rebater as grades das passarelas para que a água encontre menos resistência ao passar.”

O protocolo prevê que as grades sejam atadas com cabos de aço, para que seja possível a recuperação mesmo em caso de queda. “Para a reposição imediata, contamos com 20 trechos em estoque. Para os demais, vamos solicitar a fabricação, pois não será possível fazer o resgate das partes caídas no rio até que o volume permita”, pontualiza a nota.

Passarela argentina da Garganta do Diabo em período de vazão normal, em registro do serviço Google Street View

O ponto crucial, entretanto, é a avaliação dos pilares de concreto que formam a base da passarela, que será feita assim que “o volume do rio voltar ao nível normal”. Na manhã desta quarta, às 10h, a vazão medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) era de 5.140 metros cúbicos por segundo, três vezes e meia acima da média.

“Esperamos voltar a restabelecer e reabrir o circuito [Garganta do Diabo] da nossa maravilha natural muito em breve. Recordamos a todos os visitantes que o Circuito Superior, o Circuito Inferior, o Sendero Macuco e os passeios de barco estão habilitados para desfrutá-los com normalidade”, finaliza o comunicado.

Os ingressos para o Parque Nacional Iguazú são vendidos no site https://iguazuargentina.com/. Já para visitar o lado brasileiro, que está com todas as trilhas, mirantes e passeios disponíveis para o público, o endereço é o https://www.cataratasdoiguacu.com.br/.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.