A Argentina está celebrando, neste sábado (25), uma das principais datas de seu calendário cívico: o feriado nacional pela Revolução de Maio de 1810, movimento que deu início ao processo de independência do país.
Leia também:
Veja a lista de feriados no Paraguai e na Argentina em 2024
Na ocasião, líderes de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata (subdivisão colonial que incluía a maior parte dos atuais territórios de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia), derrubaram o vice-rei espanhol e estabeleceram um governo local.
A Revolução de Maio em Buenos Aires desencadeou movimentos similares nos demais domínios da Espanha na América, ocasionando, nos anos seguintes, a desintegração do império colonial espanhol no continente.
A independência oficial da Argentina, contudo, foi formalizada somente no dia 9 de julho de 1816, no Congresso de Tucumán, após declaração emitida pelas lideranças das então Províncias Unidas do Rio da Prata.
Em 2024, o fato de o feriado cair no sábado faz com que a cidade de Puerto Iguazú não registre movimento turístico acima do habitual ou grandes alterações na rotina.
Entretanto, uma série de eventos foi programada para homenagear a pátria, como atos cívicos nos arredores da praça San Martín, um torneio de vôlei feminino no ginásio municipal e um concurso de cevadores de mate no Yerba Mate Club.
Comentários estão fechados.