Argentina mantém fechamento da passarela da Garganta do Diabo

Vazão do Rio Iguaçu continua quatro vezes acima do normal; no lado brasileiro, trilha e mirantes funcionam normalmente.

Apoie! Siga-nos no Google News

A direção do Parque Nacional Iguazú e a concessionária Iguazú Argentina decidiram manter, por mais 48 horas, o fechamento preventivo da passarela argentina de acesso à Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu. O motivo é a cheia do Rio Iguaçu, que segue com vazão quatro vezes acima do normal na região de fronteira.

Leia também:
Argentina reajusta valor do ingresso para as Cataratas do Iguaçu
Postos de Puerto Iguazú aumentam preço da gasolina para estrangeiros
Parque Nacional do Iguaçu recebe maior público para um feriado no pós-pandemia
Vídeo mostra oncinhas brincando no Parque Nacional do Iguaçu

Em comunicado, os responsáveis pelo turismo no lado argentino das Cataratas, em Puerto Iguazú, informam que “na terça (17) e quarta-feira (18), o acesso ao Circuito Garganta do Diabo continuará suspenso preventivamente, em razão do nível do volume do Rio Iguaçu em seu trecho superior e das previsões meteorológicas para os próximos dias”.

O primeiro fechamento da passarela, que tem 1.100 metros de extensão e passa sobre o Rio Iguaçu até a beira do cânion das Cataratas, ocorreu na tarde do dia 8. Na manhã do dia 11, houve breve reabertura, cancelada após o registro de novas chuvas e a liberação de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas em território paranaense.

Comunicado oficial sobre a continuidade do fechamento da passarela argentina da Garganta do Diabo.
Comunicado oficial sobre a continuidade do fechamento da passarela argentina da Garganta do Diabo.

Mesmo sem seu atrativo mais procurado, o parque argentino continua aberto. “Os circuitos Superior e Inferior, além do Sendero Verde e do Sendero Macuco, estão habilitados para visitas, com muita água em suas cascatas, para desfrutar de uma paisagem única”, informa a concessionária Iguazú Argentina.

Às 6h desta terça-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 6.630 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de quatro vezes e meia acima do referencial padrão de 1.500m³/s. A tendência para as próximas horas é de aumento.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Lado brasileiro

No Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, em Foz do Iguaçu, todos os mirantes e trechos da passarela panorâmica estão abertos para visitas. A venda dos ingressos é feita na internet, com reserva de dia e horário, no site oficial www.cataratasdoiguacu.com.br.

Passarela brasileira sobre o Rio Iguaçu está aberta neste domingo (15). Foto: Fabiano Silva/Foto Equipe Cataratas
Passarela brasileira sobre o Rio Iguaçu, que chegou a ser fechada no sábado (14), está aberta. Foto: Fabiano Silva/Foto Equipe Cataratas
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.