O aumento na demanda por combustíveis, trazido pelas viagens do feriado prolongado de Semana Santa e Páscoa, pode fazer com que os postos de Puerto Iguazú e de outras cidades da província fronteiriça de Misiones tenham escassez de gasolina, em especial, do tipo Nafta Súper, o mais procurado pelos consumidores do país.
Leia também:
Argentina apreende 330 quilos de picanha na fronteira com Foz do Iguaçu
O alerta foi dado, nessa quinta-feira (6), pelo presidente da Câmara de Postos de Combustíveis e Afins do Nordeste Argentino (Cesane), Faruk Jalaf. Em entrevista ao jornal Primera Edición, Jalaf disse que, nos dias prévios ao feriado, a província recebeu menos combustível que o esperado, o que pode comprometer o estoque.
“Está faltando porque a pretrolífera YPF não quer entregar a quantidade suficiente”, reclamou Jalaf, citado pelo jornal. “Eles priorizam o abastecimento das províncias centrais. Quando não há sobra, eles não nos entregam nem a quantidade que nos corresponde por cota. […] É assim de simples a equação.”
Segundo o Primera Edición, os postos de bandeira YPF tendem a ser os mais afetados. Já os estoques de combustíveis de valor mais elevado, como a Nafta Infinia (equivalente à gasolina aditivada), foram menos prejudicados pela recente redução no envio.
Desde o último reajuste, em março, o tarifário da YPF em Puerto Iguazú é o seguinte:
Nafta Súper: P$ 210,80.
Nafta Infinia: P$ 264,80.
Infinia Diesel: P$ 328,30.
Já o tarifário da Shell em Puerto Iguazú tem os preços abaixo:
Nafta Súper: P$ 229,60.
Nafta V-Power: P$ 269,40.
Formula Diesel: P$ 260,40.
Diesel V-Power: P$ 340,20.
Nesta sexta-feira (7), R$ 1 compra P$ 62,50 na Iguassu Câmbio, de Foz do Iguaçu. Com essa cotação, o litro da Nafta Infinia, em Puerto Iguazú, equivale a R$ 4,23. Tal referencial pode mudar em situações como pagamento com cartão ou aplicação de sobretaxas para abastecimento de veículos estrangeiros.
Tá cara a cotação. No W.U está 80 por 1..