Aduaneiros argentinos do posto de controle de Agua Negra, na Cordilheira dos Andes, fronteira com o Chile, tiveram uma grande surpresa nesse sábado (18), no momento em que faziam a verificação de um veículo conduzido por um aposentado da província de Córdoba, que retornava ao país.
Leia também:
Vídeo mostra meteoro cruzando o céu de Foz do Iguaçu
No banco traseiro do automóvel, o condutor transportava várias pedras, recebendo dos agentes o aviso de que precisaria descartá-las para continuar viagem, uma vez que a legislação proíbe trazer itens geológicos sem a devida autorização. O homem concordou com o descarte, mas pediu para ficar com uma rocha, de cor escura e aspecto brilhante.
Tal pedra, com 27 centímetros de comprimento e 12,5 quilos de peso, resultou ser um meteorito, conforme avaliação de peritos do Serviço Geológico Mineral Argentino (SEGEMAR), que receberam o material horas após a apreensão.
Segundo o jornal Ámbito Financiero, esse é o segundo caso recente de tentativa de contrabando de meteoritos. A ocorrência anterior foi em março do ano passado, quando uma rocha de origem cósmica, avaliada na ocasião em mais de US$ 1 milhão (R$ 5,1 milhões), foi apreendida na fronteira com o Uruguai.
Na Argentina, a Lei n.º 26.306 estabelece que os meteoritos encontrados ou que ingressam em território argentino são bens culturais, de interesse da coletividade.
Comentários estão fechados.