Agentes da Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), órgão argentino equivalente à Receita Federal do Brasil (RFB), apreenderam, na cabeceira da Ponte Tancredo Neves, em Puerto Iguazú, um veículo BMW 530E, com placas brasileiras, mas pertencente a um cidadão com nacionalidade argentina.
Leia também:
Polícia apreende agrotóxico contrabandeado de caiaque em Foz do Iguaçu
A informação foi repassada à imprensa nesta sexta-feira (8). De acordo com o boletim, o proprietário estaria transgredindo o Código Aduaneiro da Argentina, que estabelece, em seu Artigo n.º 970, as regras para a importação de automóveis por cidadãos que residem no país.
No caso em questão, o argumento dos agentes da AFIP é que o indivíduo, mesmo vivendo de forma permanente na província argentina de Misiones, teria adquirido o carro no Brasil com a expressa intenção de aproveitar preços mais baixos que os praticados no mercado argentino e burlar o fisco argentino.
A manobra seria similar à praticada por cidadãos brasileiros que, mesmo sem vínculos patrimoniais (como imóveis ou empresas) ou documentação paraguaia, adquirem veículos no Paraguai para pagar preços menores e evitar tributos anuais como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento.
#Locales #ADUANA #VehiculodeAltaGama
— Actualizate Iguazú (@ActualizateI) September 8, 2023
Iguazú: Aduana secuestró un auto de origen extranjero valuado 30 millones
Más información:https://t.co/M9xzZCwWpt pic.twitter.com/4MDt5B93dz
Além da apreensão do automóvel BMW 530E, o proprietário terá de arcar com uma multa de P$ 10 milhões (cerca de R$ 75 mil no câmbio praticado na fronteira), aplicada pela AFIP. Cabe recurso em relação à decisão do órgão arrecadador.
PY sendo PY
Até moto taxista empurrando policial, afff.
Hoje (09/09/23) um taxista Brasileiro levou uma fechada no trânsito por um taxista paraguaio e ao descer para reclamar o prejuízo o taxista PY disse que não ia pagar nada pois ali era PY, na hora juntou mais uns 5 taxistas paraguaios ameaçando o taxista Brasileiro, o qual teve que sair dali vom o prejuízo de um baita risco fundo na porta do veículo.
Não é a primeira vez que sei desse tipo de atitudes de motoristas do PY em Ciudad del Este. Infelizmente no outro lado da fronteira é assim que funciona e principalmente os Taxistas e Moto Taxistas dão as ordens no trânsito por lá, vergonhoso esse tipo de atitude.
Sinceramente, ir de carro no Paraguai é suicida, desde 1978, na antiga Presidente Stroesner é este lei que impera por lá, fica aqui minha indignação pois nada mudou e veja que faz muitos e muitos anos, que somos tratados assim. Deus me livrai de dirigir, no Paraguai. PS. Não estou generalizando, mas cada um é cada um. Cruz credo.