Embarque da primeira carga está marcado para terça-feira (6), na ferrovia que liga Encarnación a Posadas.
Após sete anos de interrupção, o serviço de transporte ferroviário de cargas será reativado no limite entre Encarnación (Paraguai) e Posadas (Argentina). O primeiro carregamento a cruzar a Ponte San Roque González de Santa Cruz, sobre o Rio Paraná, estará composto por 600 toneladas de arroz cultivado no Paraguai.
A informação foi confirmada pela empresa estatal Trenes Argentinos, responsável pela ferrovia. O embarque está marcado para terça-feira (6), no novo terminal de cargas operado por uma companhia privada na margem paraguaia do rio. O destino é o porto de Buenos Aires, de onde o arroz paraguaio será exportado para a Costa Rica.
A estimativa inicial da Trenes Argentinos é de pelo menos três viagens mensais no trajeto entre Encarnación, Posadas e Buenos Aires, com foco no escoamento de cargas agrícolas. A ferrovia é vista como alternativa para driblar os altos custos do transporte rodoviário e os problemas enfrentados pela hidrovia nos períodos de baixa vazão do Rio Paraná.
A desativação do serviço, em 2015, ocorreu por fatores como a queda na demanda e o sucateamento do ramal ferroviário. Em paralelo, surgiram temores de que a estrutura da Ponte San Roque González de Santa Cruz estaria comprometida para a circulação de trens de carga, algo que foi descartado após análises de equipes de engenharia.
Já o trem de passageiros, cujo retorno chegou a ser anunciado para o mês de junho, deve voltar a rodar a partir do dia 12, após dois anos e meio de suspensão provocada pela pandemia do novo coronavírus. O trajeto é feito em menos de 15 minutos, sendo uma das opções mais populares para os turistas que circulam entre Posadas e Encarnación.
[…] Trem que faz o trajeto entre Posadas e Encarnación. Imagem: Gentileza/Trenes Argentinos Após sete anos, trem de carga volta à fronteira entre Paraguai e Argentina […]