Ação ocorreu no município paraguaio de Itakyry, com a derrubada de oito hectares de plantações do entorpecente.
Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do Paraguai, comunicaram, nessa segunda-feira (25), a destruição de oito hectares com plantações de maconha no município de Itakyry, região do Lago de Itaipu. Se colhidas, as plantas renderiam cerca de 24 toneladas do entorpecente.
Leia também:
Ágata/Basalto: Brasil e Paraguai iniciam operações militares na fronteira
Além da derrubada das plantas, os agentes antidrogas paraguaios eliminaram 270 quilos da erva, que já estavam em processo de secagem e armazenamento; equipamentos rústicos empregados para a compactação dos “tijolos” com a droga; e acampamentos usados pelos camponeses recrutados por organizações criminosas para o cultivo da maconha.
O procedimento foi acompanhado por representantes do Ministério Público do Paraguai. Apesar dos prejuízos causados aos traficantes, nenhuma prisão foi efetuada. O provável destino da droga era o Brasil, com transporte ao território brasileiro em barcos que fazem a ligação entre portos clandestinos nas duas margens do lago.
As principais plantações de maconha do país vizinho estão localizadas nas imediações da fronteira seca com o estado de Mato Grosso do Sul, considerada pouco patrulhada. Senad e Polícia Federal (PF) possuem uma ativa parceria para o intercâmbio de informações e a realização de operações conjuntas.
Comentários estão fechados.