Principal terminal aéreo do interior do Paraguai, o Aeroporto Internacional Guaraní, em Minga Guazú, região metropolitana de Ciudad del Este, completou 30 anos de inauguração nessa quarta-feira (9). A data foi celebrada em um ato com a participação do titular da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), Félix Kanazawa.
Leia também:
Paraguai terá voo direto para o Caribe a partir de novembro
Localizado a 26 quilômetros da Ponte da Amizade, o Guaraní substituiu o Aeroporto Alejo García, situado na área central da capital do Alto Paraná. O antigo prédio do Alejo García é hoje a Biblioteca Municipal de Ciudad del Este. Já a área da pista foi reaproveitada para a criação de parques, praças e estruturas esportivas.
?️??? | Ceremonia en conmemoración del 30° aniversario del Aeropuerto Internacional Guaraní de Minga Guazú, Alto Paraná. El acto fue presidido por Presidente de la DINAC Ing. Félix Kanazawa. pic.twitter.com/5PsGTMvgIy
— DINAC Paraguay (@dinacpy) August 10, 2023
Durante o evento dessa quarta-feira, o Aeroporto Internacional Guaraní recebeu, do Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e o Caribe (ACI-LAC), a certificação de “Terminal Aéreo Sustentável”, em alusão às ações para a utilização de energia renovável nas áreas voltadas aos passageiros e ao manuseio de cargas.
“A certificação como aeroporto sustentável é uma grata surpresa, somos os primeiros do Mercosul com essa certificação, graças à energia renovável de Itaipu e ao projeto Aeroporto Verde, que está em execução”, mencionou Kanazawa, citado pelo jornal La Nación.
Atualmente, o Guaraní tem como vocação maior o transporte de cargas, com média de quatro voos internacionais semanais e mais de mil toneladas por mês. Quanto à aviação comercial, apenas a companhia Paranair opera no local, com quatro voos por semana entre a região de Ciudad del Este e Assunção.
Comentários estão fechados.