Com a chegada do equipamento, a expectativa é diminuir situações como cancelamentos e desvios em razão do mau tempo.
Já está em operação no Aeroporto Internacional Cataratas, em Puerto Iguazú, o novo Sistema Automático de Observação Meteorológica (AWOS, na sigla em inglês), instalado pela Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA). O equipamento melhora a previsibilidade das operações e reduz situações como cancelamentos e desvios de rotas.
Além de Iguazú, o aeroporto de Bahía Blanca também foi contemplado com o investimento. De acordo com a empresa, “essa tecnologia de última geração transmite de maneira automática dados de alta precisão das condições meteorológicas do momento” e permitirá “manter a operação mesmo com menor visibilidade que a necessária até agora”.
O sistema coleta referências como altura da base das nuvens, nível de precipitação, direção e velocidade do vento, temperatura e pressão atmosférica. “Esse conjunto de dados, precisos e instantâneos, otimiza a tomada de decisões e a segurança operacional dos serviços de navegação e das empresas que operam nos aeroportos”, descreve a EANA.
O aeroporto de Puerto Iguazú passou, recentemente, por melhorias como reforma da pista e ampliação das áreas de embarque e desembarque de passageiros. Entre 15 de junho e 15 de setembro, o terminal deve receber voos extras, desviados de Posadas, em razão do fechamento do aeroporto da capital de Misiones para obras de modernização.
Comentários estão fechados.