Bateu fome? Aproveite o 8 de abril, Dia Internacional da Empanada!

Unanimidade em países como a Argentina, a iguaria surgiu no Oriente Médio, tendo chegado à Espanha durante o domínio árabe.

O dia 8 de abril é especial para lanchonetes e restaurantes em países como a Argentina. O motivo é a celebração do Dia Internacional da Empanada, que homenageia uma das iguarias mais vendidas nas mesas de petiscos e serviços de entrega. Em 2023, a data cai em um sábado, logo após a abstinência de carne da Sexta-Feira Santa.

Leia também:
Itaipu distribui chipa e cocido aos visitantes no Paraguai

Durante toda a jornada, a previsão é de grande busca pelo prato, em seus tradicionais recheios de carne bovina, presunto e queijo, frango, palmito, caprese (com tomate e manjericão), humita (com milho) e variantes. Em Puerto Iguazú, um dos pontos mais procurados pelos brasileiros para comer empanadas é a Feirinha, na área central da cidade.

No Paraguai, dados de 2022, divulgados pela plataforma PedidosYa, colocaram a empanada na liderança dos pedidos para entrega, superando pizzas e hambúrgueres. Na Argentina, a empanada de carne, sabor mais popular, perde apenas para a pizza na média geral do país, ficando no topo do pódio em algumas regiões.

Versão espanhola do pastel português, a empanada chegou à América do Sul no século 16, mas sua origem remonta à antiguidade, no Oriente Médio. As versões mais antigas, em locais como a Pérsia (atual Irã) ou a Jordânia, eram bastante populares entre agricultores e pastores, que levavam massas recheadas para as refeições fora de casa.

Com o passar do tempo, cada região foi adaptando a receita às preferências e aos ingredientes locais. Entre países, Argentina, Chile e Bolívia disputam a primazia no reino das empanadas. Na Argentina, a idolatria pelo prato gera eventos como a Festa Nacional da Empanada, realizada anualmente na província de Tucumán.

Em Foz do Iguaçu, é possível encontrar a empanada em padarias e feiras livres, em diferentes tamanhos e sabores. Na dúvida sobre o que comer hoje? Saboreie o paladar da fronteira!

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.