Atenção: terça-feira (15) de feriado nacional no Paraguai

Paraguaios celebram os 486 anos da fundação de Assunção, capital e primeira cidade do país; data marca também a posse do novo governo.

Apoie! Siga-nos no Google News

Terça-feira (15) com previsão de circulação diferente na Ponte Internacional da Amizade, com mais paraguaios visitando Foz do Iguaçu do que brasileiros indo a Ciudad del Este. O motivo é o feriado nacional de 15 de agosto no país vizinho, em celebração aos 486 anos da fundação da cidade de Assunção.

Leia também:
Novo presidente do Paraguai toma posse na terça-feira (15) – saiba mais

A data será aproveitada, também, para a posse do novo governo, capitaneado pelo presidente eleito Santiago Peña, do Partido Colorado. As principais cerimônias estão marcadas para o período da manhã, na capital paraguaia, com a presença de chefes de estado como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o argentino Alberto Fernández.

Já em Ciudad del Este, às 17h (hora paraguaia), no Centro Cultural Mangoré, será empossado o novo governador do departamento (estado) de Alto Paraná, o colorado César “Landy” Torres. Ex-prefeito de Santa Rita, a 70 quilômetros da fronteira, “Landy” será o sucessor de Roberto González Vaesken, do mesmo partido.

O feriado desta terça recorda o início da presença espanhola no atual Paraguai, com a fundação do forte militar de Nossa Senhora de Assunção, em 15 de agosto de 1537, por Juan de Salazar de Espinosa, com a permissão de indígenas guaranis que habitavam a região.

Até meados do século 17, Assunção foi uma das cidades mais importantes do interior do continente, sendo usada como base para expedições que fundaram outros centros urbanos nos atuais Paraguai, Brasil, Argentina e Bolívia. Atualmente, é a urbe central de uma região metropolitana com cerca de três milhões de habitantes.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.