Lançamento do livro: “A Coluna Prestes e o Oeste do Paraná”

Há cem anos, as tropas revolucionárias, em retirada de São Paulo, chegavam a Guaíra, adentrando o território do Oeste do Paraná e dando início a uma série deslocamentos, confrontos e relações com a população local, pondo um basta na escravidão e chacinas praticadas pelas companhias ervateiras (obrages) e alterando as estruturas agrárias na região. Esse período culminou em 12 de abril, com a união entre as tropas paulistas e as tropas gaúchas, fortalecendo a Coluna Invicta que percorreria cerca de 25 mil quilômetros pelo grande território brasileiro.
“Fica claro, no estudo da movimentação das tropas, que todo o Oeste do Paraná foi território da Revolução de 1924 e sua continuidade com a Coluna Miguel Costa – Prestes. Não se trata, como se poderia imaginar, de um deslocamento linear de algumas dezenas de soldados, mas de uma teia de caminhos, instalações e confrontos com as tropas legalistas. Portanto, estamos diante de um dos projetos de guerra revolucionária mais coordenados e complexos da história do país, ainda mais se somarmos aqui as movimentações das tropas gaúchas.”
A Coluna Prestes e o Oeste do Paraná, de Julio da Silveira Moreira
Lançamento do livro com projeto gráfico da gedegato e bate-papo com o autor de “A Coluna Prestes e o Oeste do Paraná”, Júlio da Silveira Moreira (@julio.s.moreira ). O evento faz parte da comemoração dos 100 anos da Coluna Prestes promovido pela @instaunila.
Serviço
Data: 12 de abril de 2025
Local: Gedegato
Endereço: Rua Bartolomeu de Gusmão, 1075
Horário: 19h
Mais informações: 41 99232 0991

Comentários estão fechados.