Histórias de Vida na Fronteira

O lançamento do livro Histórias de Vida na Fronteira: Memórias e Narrativas dos Habitantes de Foz do Iguaçu, fruto da pesquisa da jornalista e pesquisadora Yulliam Moncada, com incentivo do Fundo Municipal de Cultura por meio de edital da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, será realizado neste sábado, 14 de dezembro, às 19 horas, na Estação Cultural Haroldo Alvarenga.

O evento é aberto ao público, e haverá distribuição gratuita de exemplares.

A pesquisa, realizada em 2022 foi inicialmente publicada em formato digital no site www.narrativasdefronteira.com.br. Agora, o trabalho ganha sua versão impressa, ampliando o alcance da iniciativa.

Histórias de Vida na Fronteira explora as narrativas dos habitantes de Foz do Iguaçu, revelando suas experiências em um espaço fronteiriço. A partir dessas histórias, o estudo analisa aspectos da cultura, identidade e memória local. O projeto reúne relatos de vida de seis moradores, destacando as relações que eles constroem com a zona de fronteira e, assim, apresenta uma leitura única sobre a cidade.

Inspirada no conceito do “homem comum” de Michel de Certeau, a pesquisa se concentra nos moradores da cidade — sujeitos que constroem e dão vida ao espaço por meio de suas práticas sociais, seus “modos de ser”. É por meio dessas histórias de vida que se compreende a singularidade desse território fronteiriço.

O estudo valoriza as práticas cotidianas, os saberes populares e a memória dos habitantes como parte do patrimônio cultural imaterial de Foz do Iguaçu.

Serviço

Data: 14 de dezembro de 2024
Local: Estação Cultural Haroldo Alvarenga
Endereço: Av. Jorge Schimmelpfeng, 69 – Centro
Horário: 19h

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.