Troféu da Copa do Mundo será exibido em Puerto Iguazú

Objeto que estará em Puerto Iguazú é a cópia oficial dada à Argentina pela conquista da Copa do Mundo de 2022.

No próximo dia 2 de fevereiro, um domingo, Puerto Iguazú receberá um evento imperdível para os fãs do futebol em toda a região trinacional.

Leia também:
Governo da Argentina libera preços em dólar no comércio e serviços

No horário das 9h às 19h, estarão em exibição, no Marco das Três Fronteiras, três dos troféus mais recentes conquistados pela Argentina.

Arte: Divulgação/Prefeitura de Puerto Iguazú
Convite oficial para o evento em Puerto Iguazú

Os objetos que estarão em Puerto Iguazú serão as réplicas oficiais das taças da Copa do Mundo de 2022, Copa América de 2024 e Finalíssima de 2022.

A Finalíssima é um torneio disputado entre as seleções campeãs da América e da Europa, enquanto a Copa do Mundo e a Copa América dispensam apresentações.

De acordo com a prefeitura de Puerto Iguazú, a participação no evento é gratuita, com os torcedores podendo tirar fotos ao lado dos troféus.

“Em caso de condições climáticas adversas, a exibição será transferida para a sede da Liga Regional de Futebol, garantindo que todos possam desfrutar dessa atividade especial”, informa o poder público local.

Originais ou réplicas em Puerto Iguazú?

Os troféus que estarão em Puerto Iguazú serão as réplicas oficiais das taças vencidas pela Argentina, pois os originais ficam guardados em cofres.

No caso da taça da Copa do Mundo, o troféu fica permanentemente guardado na sede da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em Zurique (Suíça). O original sai do cofre somente no dia da final do mundial de seleções.

Após a comemoração, a seleção vencedora leva para casa uma réplica de bronze, banhada a ouro. É essa cópia, pertencente à Argentina, que estará em Puerto Iguazú.

A medida é uma precaução devido a incidentes como os dois roubos sofridos pela Taça Jules Rimet, em 1966 e 1983.

O episódio mais famoso é o de 1983, quando a taça desapareceu da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. A história está retratada no filme O Roubo da Taça, do diretor Caíto Ortiz.

(Com informações da prefeitura de Puerto Iguazú)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.