Itaipu Binacional e Associação de Xadrez de Foz do Iguaçu (AXFI) firmaram um convênio para incentivar a prática do xadrez na Terra das Cataratas e promover a inclusão de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com diversos tipos de deficiências.
Leia também:
Associação dos Surdos de Foz do Iguaçu celebra conquistas no futsal
O acordo prevê investimento de R$ 1.167.782,48 da binacional, pelo período de cinco anos, com o objetivo de beneficiar até 600 pessoas. No convênio anterior, firmado em 2018, o público alcançado era de cerca de 300 participantes.
A atuação do projeto será nas quatro regiões do município, em locais como a Associação Fraternidade Aliança (AFA), CAIA, Associação Mãos Para Servir e centros de convivência.
“Nosso foco é usar o xadrez como ferramenta social, incentivando as crianças e adolescentes a se manterem na escola ou irem para a universidade e ainda encaminhando esse pessoal para o mercado de trabalho como menor aprendiz, quando é o caso”, disse o presidente da AXFI, Pedro de Mendonça Caetano, citado pela assessoria de Itaipu.
No primeiro semestre do convênio, serão atendidos 300 participantes a partir dos 6 anos. Já do segundo semestre até o fim da vigência da parceria, a ideia é dobrar o número para 600 jogadores, incluindo crianças e adolescentes, atletas com necessidades especiais e idosos.
O trabalho será desenvolvido pela AXFI, instituição que reúne ex-atletas, atletas, monitores, professores, professores auxiliares e profissionais de outras áreas, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Comentários estão fechados.