Em solenidade nessa quarta-feira, organizadores e o governador Ratinho Junior apresentaram o evento esportivo que cortará o país.
“Nenhum lugar sintetiza tanto uma largada quanto este.” Com essa frase e tendo as Cataratas do Iguaçu como cenário, o CEO do Rally dos Sertões, Joaquim Monteiro, demonstrou a importância de a prova ser em Foz do Iguaçu. A apresentação do evento aconteceu nessa quarta-feira, 25, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
A solenidade ainda reuniu os prefeitos de Foz do Iguaçu e Umuarama, Chico Brasileiro (PSD) e Hermes Pimentel (DC); o deputado estadual Guto Silva; o superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbinski; e o secretário de estado da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi. Vereadores, gestores municipais e integrantes do trade turístico também participaram.
Será a primeira vez em 30 anos que a prova terá a largada dentro do Paraná, marcada para 27 de agosto, com a previsão de reunir mais de 300 pilotos. A edição de 2022 é duplamente comemorativa, alusiva às três décadas do Rally dos Sertões e ao bicentenário da Independência do Brasil.
O evento abrange três dimensões, segundo os organizadores, sendo a esportiva, a social e a turística. A competição deve envolver mais de três mil pessoas, o que representa a injeção de R$ 800 mil a R$ 1 milhão em cada cidade que o rali percorre. Além disso, o evento projeta as localidades e suas atrações turísticas na mídia nacional e internacional.
“Com esse cenário das Cataratas do Iguaçu, o Paraná não pode pensar pequeno. Por isso a largada será neste estado”, enfatizou Joaquim Monteiro. “Em 2022, o Rally Sertões deixará de ser o maior das Américas e passará a ser o maior do mundo. E o objetivo também é revelar esse Brasil, com suas grandezas, para os brasileiros e para o mundo”, disse.
Divulgação do turismo
A administração estadual é parceira do Rally dos Sertões, via Superintendência-Geral do Esporte. O governador Ratinho Junior destacou a preferência da organização em escolher Foz do Iguaçu para a largada da prova entre mais de cinco mil municípios brasileiros. “Para nós é muito importante ter essa oportunidade para promovermos os atrativos turísticos do Paraná”, declarou.
Na solenidade junto às Cataratas do Iguaçu, Ratinho Junior lembrou que os destinos turísticos paranaenses sofreram com a pandemia e que grandes eventos esportivos contribuem para a recuperação do setor. “Foz do Iguaçu tem uma retomada forte no setor, que é a grande vocação da cidade”, frisou.
O governador ainda falou dos investimentos em infraestrutura no município, em parceria com a Itaipu Binacional, que colaboram para a reorganização do segmento. “Conseguimos tirar do papel a ampliação da pista do aeroporto, que se tornou uma das maiores da Região Sul; a segunda ponte com o Paraguai está com 85% de execução; e agora vamos duplicar a Rodovia das Cataratas”, pontuou Ratinho Junior.
Conquista para Foz e o Paraná
O prefeito, Chico Brasileiro agradeceu a escolha do município e realçou que sediar o Rally dos Sertões em 2022 é uma grande conquista para Foz do Iguaçu e o Paraná. “Será um grande evento que a nossa cidade recebe, com visibilidade e expressão nacional, neste momento de retomada do turismo”, expôs.
O superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbinski, defendeu a importância do esporte para o turismo. “É uma mobilização que conta com três mil pessoas, entre competidores, equipes e outros profissionais. Isso significa movimento na economia, hotéis lotados. Ao trazer grandes eventos para as nossas cidades, contribuímos para o desenvolvimento”, explanou.
Rally dos Sertões 2022
- Largada: Foz do Iguaçu
- 1º percurso: Foz do Iguaçu a Umuarama
- Quilômetros percorridos: 7.216
- Estados: 8
- Regiões do país: 5
- Duração: 15 dias
- Número previsto de pilotos: 300
- Fim do percurso: 10 de setembro, em Salinópolis (PA)
Comentários estão fechados.