O Parque Nacional do Iguaçu abriu as portas, na manhã deste domingo (7), para os 4.595 corredores inscritos na 14.ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km, bem como familiares, amigos e torcedores, que acordaram cedo para conferir a largada e a chegada do trajeto, considerado um dos mais bonitos do mundo.
Veja também:
14.ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km: resultados oficiais
Além de brasileiros de mais de 450 cidades em todas as regiões do país, estrangeiros vindos do Paraguai, Argentina, Chile, Estados Unidos e Rússia aproveitaram a oportunidade para correr junto à natureza da unidade de conservação, tendo como pano de fundo a beleza cênica e a energia das Cataratas do Iguaçu.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta olímpico paraguaio Derlys Ayala, de Ciudad del Este, um dos talentos esportivos da região. Ayala foi acompanhado no pódio pelos brasileiros Wagner Nunes dos Santos (2.º), Alexandro Pereira (3.º), Edson Luiz Brasiliano de Lima (4.º) e Marcos da Silva Suzarth (5.º).
“A paisagem é muito linda e contrasta com o percurso exigente. Você aproveita bastante, e isso é o mais importante, desfrutar o fato de correr em uma maravilha. Essa é uma das mais lindas, com uma experiência como nenhuma outra. Minha primeira vez aqui e com certeza voltarei, gostei muito”, disse o corredor de 33 anos.
No feminino, a vitória foi da brasileira Janine Rodrigues, de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. “Minha primeira vez correndo aqui e é um percurso difícil, mas muito lindo. Com certeza voltarei outras vezes. Estou muito feliz em ser campeã da Meia. Experiência única e incrível”, declarou a vencedora.
O pódio feminino também teve as brasileiras Beatriz Neres Orzechowski (2.ª), Janete Tedesco (3.ª), Fabiana Correia Ferreira (4.ª) e Ana Sabrina da Silva (5.ª). Maycon Diego da Rosa, de Pato Branco, venceu o Desafio 8km das Cataratas no masculino. Rozelene Padilha, de Paranavaí, foi a campeã feminina pela quarta vez consecutiva.
“Mais uma vez participando da prova e sendo campeã. Eu me dediquei para isso, o tempo foi o mesmo nas quatro vezes, o que é mais legal. Muito bom correr no parque, é maravilhoso. Quem vem pela primeira vez vai vir sempre, como eu”, afirmou Rozelene, declarando sua paixão pela corrida de oito quilômetros no Parque Nacional do Iguaçu.
Importância
Para José Ulisses, chefe da unidade de conservação, a 14.ª Meia das Cataratas foi especial. “Do ponto de vista do parque, o contato do atleta com a natureza só aumenta o carinho com a unidade. Quando aumenta esse sentimento, a gente aumenta a rede de pessoas que defendem e protegem o parque”, avaliou.
Marcelo Skaf, diretor da concessionária Urbia Cataratas S.A., também destacou a importância do evento. “Mais de 4,5 mil pessoas, todas participando democraticamente. Uma prova linda em um cenário incrível. Para a divulgação do parque, do destino, da cidade, da conservação da natureza, uma prova como essa é um golaço”, festejou.
Já para Adelio Demeterko, diretor da Urbia Cataratas S.A., o impacto positivo da Meia Maratona das Cataratas vai sempre muito além do parque. “Nós temos 4,5 mil pessoas aqui correndo, além dos acompanhantes e das famílias que vieram para Foz do Iguaçu, movimentando a economia, os hotéis, toda a cidade”, ressaltou.
A 14.ª edição da Meia Maratona das Cataratas foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas S.A. e do Parque Nacional do Iguaçu, com patrocínio da Nissei e da CCR Aeroportos, promoção da RPC e apoio da Água Mineral Sferriê e do Fundo Iguaçu.
Comentários estão fechados.