No domingo (3), durante a partida entre Porto e Estoril pelo Campeonato Português, o iguaçuense Pepê protagonizou uma cena que está correndo o mundo.
Em um lance promissor, Pepê viu um zagueiro adversário sentir uma lesão e cair no gramado. Ao invés de seguir na jogada e aproveitar a boa chance de gol, o brasileiro parou para que o rival pudesse ser atendido. O ato de fair play (jogo limpo) foi celebrado pelos companheiros de clube e adversários, além de rapidamente ganhar repercussão internacional.
O lance ocorreu aos 23 minutos do primeiro tempo, quando o Porto vencia a partida por 1 a 0. Logo em seguida, aos 28 minutos, o jogador revelado em Foz do Iguaçu marcou o segundo gol de sua equipe, que venceu o jogo, válido pela décima rodada do Campeonato Português, por 4 a 0. Veja o vídeo:
Com a repercussão internacional, criou-se a expectativa de que Pepê possa ser reconhecido com o prêmio Fair Play entregue pela FIFA todos os anos. No entanto, em setembro, no Campeonato Boliviano, foi registrada uma situação que deve ser uma forte concorrente ao gesto do jogador do Porto.
Na partida entre Bolívar e Oriente Petrolero, quando o placar estava 0 a 0, o jogador Gilbert Álvarez, do time visitante, desperdiçou propositalmente um pênalti assinalado após o zagueiro adversário, o brasileiro Anderson, lesionar-se. No final, o Oriente Petrolero acabou perdendo o jogo por 2 a 0.