Falecido aos 56 anos, nessa quinta-feira (29), vítima de uma parada cardíaca, o piloto brasileiro Gil de Ferran, que fez história nos Estados Unidos, deixou seu nome gravado no automobilismo de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Pelé Eterno: conheça a Rua Rei Pelé em Foz do Iguaçu
No auge de sua carreira nas pistas, Gil de Ferran venceu dois títulos da CART/Fórmula Mundial (dissidência da Fórmula Indy), em 2000 e 2001. Em 2003, conquistou as 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do mundo.
Muito antes disso, em 1987, o então jovem piloto, com apenas 20 anos, esteve em Foz do Iguaçu para participar da primeira corrida de uma categoria nacional na cidade, a Fórmula Ford, em um circuito de rua montado por Itaipu Binacional na Vila A.
Gil de Ferran venceu o GP iguaçuense, que também teve edições em 1988 e 1989. Infelizmente, não há imagens da corrida de 1987 na internet. Um compacto da prova de 1989, contudo, está preservado no YouTube, ajudando a dar uma ideia de como era o circuito:
Após a Fórmula Ford, o piloto tentou carreira na Europa, chegando a fazer testes para a Fórmula 1. Em 1995, migrou para a Fórmula Indy, nos Estados Unidos, onde viveu seus anos de maior reconhecimento esportivo.
? Em homenagem póstuma a ele que nos deixou…
— ALTA VELOCIDADE (@ALTAVELOCIDADE) December 30, 2023
? O dia em que Gil de Ferran venceu as 500 milhas de Indianapolis (2003)…
? @sportv
? Pesquisa: @FREDCHAMECHAME pic.twitter.com/f4UuQCtCi7
Com a aposentadoria das pistas, no final de 2003, iniciou carreira de dirigente, exercendo cargos em equipes da Fórmula 1 e comandando os próprios times em outras categorias.
Conforme relatos da imprensa dos Estados Unidos, Gil de Ferran faleceu após passar mal enquanto guiava um veículo no circuito de Opa-locka, no estado da Flórida. Ele foi socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu à gravidade da parada cardíaca.
EU tive oportunidade de tirar foto com Gil e Rubinho nesse dia eu morava perto do floresta