A temporada 2025 da principal competição do futsal no Paraná, a Série Ouro do Campeonato Paranaense, terá início no dia 8 de março.
Leia também:
Troféu da Copa do Mundo estará em Puerto Iguazú para exibição
Foi o que definiram as 16 equipes inscritas, que participaram, no final de dezembro, do arbitral promovido pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS).
De acordo com a FPFS, o sistema de disputa da Série Ouro será o mesmo da temporada passada. Entretanto, o estadual terminará um pouco mais cedo, no mês de novembro.
Na primeira fase, as equipes jogarão todas contra todas, num total de 15 rodadas. Os dois primeiros garantirão vaga direta nas quartas de final. Os times que ficarem entre o 3.º e o 12.º lugar disputarão um playoff, equivalente às oitavas de final.
Já os quatro últimos da primeira fase da Série Ouro jogarão o Torneio da Morte. O quadrangular definirá os três rebaixados para a Série Prata em 2026.
Todas as fases de mata-mata terão disputa no sistema de ida e volta, com o melhor classificado garantindo vantagens como fazer em casa o jogo de volta.
Conforme o arbitral, os 16 times que participarão da Série Ouro 2025 são os seguintes:
Pato Futsal, Umuarama, Guarapuava, Marreco, Campo Mourão, Cascavel Futsal, Esporte Futuro, Foz Cataratas, São Miguel Futsal, Operário Laranjeiras, AAEMA Mariópolis, Chopinzinho, Ampére, Manoel Ribas, Itaipulândia e ABF Beltrão.
Foz Cataratas na Série Ouro
Campeão em 2018 e 2019, o Foz Cataratas reformulou grande parte de seu elenco para a temporada 2025. A equipe terá pela frente a Série Ouro e a Liga Nacional de Futsal (LNF), principal competição do país.
O time continuará sob o comando do técnico Marlus Sokolowski. Nomes como os alas Fael e Willian Brandão, além do artilheiro Pajé, renovaram contrato. Neto Veiga, fixo histórico do futsal de Foz do Iguaçu, está retornando à cidade.
A maior parte do elenco, contudo, terá caras novas, como o fixo Farina (Operário Laranjeiras), o ala Vitinho (Joaçaba), o pivô Toninho (Magnus) e o ala Pietro (Assoeva). Tais atletas já estarão disponíveis para a primeira rodada da Série Ouro.
Além disso, dois talentos que se destacaram pelo Foz Futsal na Série Bronze de 2024, o jovem goleiro Vicente e o ala Matheus Gabriel (MG), também foram anunciados pelo Azulão das Três Fronteiras.
Já os planos de sócio-torcedor para 2025, que permitem o livre acesso dos torcedores aos jogos do Foz Cataratas na Série Ouro e na LNF, serão divulgados em breve.