Nova gestão, novos uniformes e até um novo escudo. Essa quinta-feira (14) foi repleta de novidades para o torcedor do Foz do Iguaçu FC com vistas à temporada de 2024. O ex-zagueiro Edmílson Moraes, campeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira em 2002, é quem ficará à frente do clube pelo período de dez anos.
O novo grupo de acionistas assume o Foz com o objetivo de profissionalizar o modelo de gestão. Durante a apresentação, Edmílson Moraes destacou que está iniciando-se uma nova trajetória do clube com um grupo de gestores profissionais que têm propósitos grandes. “Queremos retomar a proximidade com a cidade e o público de Foz do Iguaçu”, afirmou.
Após encerrar a carreira de 20 anos como atleta, Edmílson morou três anos em Barcelona para especializar-se em gestão. Em 2019, o pentacampeão fundou o Ska Brasil, em Santana de Parnaíba (SP), com o propósito de ser um clube formador. Em menos de cinco anos, o Ska se tornou referência nas categorias de base, chegando a ser vice-campeão paulista Sub-17 e revelando mais de 30 atletas em poucos anos de trabalho.
O modelo de gestão empresarial do Ska Brasil será replicado no Foz FC, com a meta de levar o time profissional ao cenário nacional em aproximadamente cinco anos, retomando também a formação de atletas nas categorias de base. O grupo gestor considera que a região é repleta de talentos, tanto oriundos do futsal como do campo.
O CEO do grupo será Mazinho Patrão, que possui grande experiência na gestão de futebol, tendo passagem pelo Ceará, Vasco da Gama, Ska Brasil, entre outros. Mazinho ainda anunciou a contratação do treinador Zé Roberto Lucini, que veio do Cianorte após chegar às quartas de final do Paranaense deste ano.
Desafios da temporada
Neste primeiro semestre, o foco será a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, buscando o acesso. A competição inicia no dia 5 de maio, com a primeira rodada entre Foz do Iguaçu e Grêmio Maringá, no Estádio do ABC.
Para conseguir uma das duas vagas de acesso, o Azulão terá pela frente clubes tradicionais, como Paraná Clube, Rio Branco, Grêmio Maringá e Atlético Clube Paranavaí (ACP), que recentemente anunciou uma SAF que tem o cantor Gusttavo Lima como principal investidor.
Na primeira fase, os clubes se enfrentarão em turno único, com nove rodadas sempre aos finais de semana. Os quatro melhores se classificarão para as semifinais, e os dois piores serão rebaixados. O campeão e o vice garantirão o acesso à divisão principal do campeonato.
Comentários estão fechados.