Localizado na Região Norte de Foz do Iguaçu, o Refúgio Biológico Bela Vista, administrado pela usina de Itaipu, está recebendo, desde ontem (5), as provas do Campeonato Mundial de Tiro com Arco na modalidade Field (campo).
Leia também:
Cientista mundialmente famosa dará palestra na fronteira
A competição, que seguirá até sexta-feira (9), é organizada pela International Field Archery Association (IFAA), com a participação de 298 atletas de 20 nacionalidades.
O torneio acontece a cada dois anos e sua última edição foi na Estônia. Os participantes têm idades variadas, de 8 a 83 anos. Alexandre Borrego, coordenador-geral do evento, explica as diferenças em relação ao tiro com arco praticado nos Jogos Olímpicos.
“Enquanto nas Olimpíadas é aquele tiro com o alvo sempre na mesma direção, aqui os arqueiros têm uma variação de distância, que vai de seis até 73 metros”, afirma o coordenador, citado pela assessoria de Itaipu.
Em relação à pontuação, um acerto no centro do alvo rende cinco pontos ao arqueiro. O anel interno vale quatro pontos, enquanto o anel externo equivale a três pontos.
Cada competidor terá a oportunidade de realizar quatro disparos por alvo. Ao final dos cinco dias de competição, haverá a soma dos pontos, que apontará os vencedores em suas categorias.
Comentários estão fechados.