Com uma dura derrota por 5 a 0 para o Corinthians, o Foz Cataratas encerrou, na noite desse sábado (7), no Ginásio Costa Cavalcanti, sua participação na edição 2024 da Liga Nacional de Futsal (LNF), a principal competição do país.
Leia também:
Foz Cataratas perde para o Pato Futsal na Série Ouro do Paranaense
O Alvinegro Paulista foi dominante durante a maior parte do duelo e abriu o placar ainda no primeiro tempo, com gols de Lucas Martins, aos 12, e Joãozinho, aos 18. Na segunda etapa, Levy, Gugu Flores e Felipinho completaram a goleada.
Com o resultado, o Corinthians terminou a fase de classificação na 14.ª colocação, com 32 pontos. Já o Foz Cataratas encerrou em 19.º, com 22 pontos em 23 jogos (6 vitórias, 4 empates e 13 derrotas) e saldo negativo de 13 gols (50 marcados e 63 sofridos).
Na soma das temporadas 2023 e 2024, por sua vez, o time de Foz do Iguaçu ficou na 16.ª posição, com 53 pontos, evitando a queda para a Liga de Acesso, que terá sua primeira edição em 2025.
Os rebaixados foram São Lourenço (43), Blumenau (30), Taubaté (27) e Brasília (12). O caso do São Lourenço é curioso, pois o time avançou para o mata-mata de 2024 na 15.ª posição, mas caiu de divisão devido à campanha ruim na temporada anterior.
As oitavas de final da LNF terão os seguintes confrontos:
Joinville x Marreco
São José x Umuarama
Praia Clube x Campo Mourão
Atlântico x Santo André
Magnus x São Lourenço
Pato x Cascavel
ACBF x Minas
Jaraguá x Corinthians
Série Ouro
Atual 13.º colocado, com 11 pontos em 12 jogos, o Foz Cataratas ainda tem três rodadas para somar pontos na Série Ouro do Campeonato Paranaense e evitar os riscos de rebaixamento para a Série Prata. A tabela do Azulão das Três Fronteiras é a seguinte:
18 de setembro, 20h, em Foz do Iguaçu:
Foz Cataratas x Chopinzinho
21 de setembro, 20h, em Coronel Vivida:
Coronel Futsal x Foz Cataratas
28 de setembro, 20h, em Foz do Iguaçu:
Foz Cataratas x Ampére Futsal
O regulamento prevê que os quatro primeiros avançarão direto para as quartas de final. Já os times entre a 5.ª e a 12.ª posição jogarão uma fase extra de mata-mata, da qual restarão quatro. Do 13.º ao 16.º haverá um quadrangular com turno e returno, que definirá os dois rebaixados.
Se o Foz não quiser ser rebaixado na liga nacional em 2025 precisará investir mais e melhorar muito em relação a esse ano.