Adversária da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, a equipe da Coreia do Sul teve a simpatia dos moradores de Foz do Iguaçu no Mundial de 2014, disputado no Brasil. Na ocasião, a delegação do país asiático escolheu a Terra das Cataratas como centro de treinamento para a competição.
Os sul-coreanos chegaram ao aeroporto da cidade no dia 11 de junho de 2014, sendo recebidos com festa por torcedores locais e por integrantes da colônia coreana na fronteira. A banda do 34.º Batalhão do Exército tocou os hinos dos dois países. Na sequência, o grupo seguiu de ônibus para o hotel Bourbon, onde ficou hospedado.
Já os treinos ocorreram no Estádio Pedro Basso, que foi inteiramente reformado para servir como campo de preparação. O local ganhou um gramado “Padrão FIFA”, academia e todas as instalações necessárias para a acomodação da equipe. Várias atividades foram abertas ao público, com distribuição de ingressos gratuitos.
Integrantes do Grupo H, os sul-coreanos não foram longe na competição, empatando com a Rússia na estreia, em Cuiabá, por 1 a 1, sendo derrotados pela Argélia, por 4 a 2, em Porto Alegre, e superados pela Bélgica, por 1 a 0, em São Paulo.
Com isso, terminaram na lanterna da chave, com apenas um ponto ganho em três jogos, e não conseguiram a classificação para a próxima fase (Bélgica e Argélia avançaram). Dos integrantes do time de 2014, três fazem parte do grupo de 2022: o goleiro Kim Seung-gyu, o defensor Kim Young-gwon e o atacante Son Heung-min.
Visibilidade
Durante os 15 dias em que a equipe permaneceu na cidade, no entanto, Foz do Iguaçu teve alta visibilidade na imprensa da Coreia do Sul e países vizinhos, com os correspondentes fazendo entradas ao vivo de locais como as Cataratas do Iguaçu. Não por acaso, o número de visitantes asiáticos cresceu nos anos seguintes à Copa do Mundo.
A captação da seleção sul-coreana fez parte da estratégia do Destino Iguaçu de aliar o esporte ao turismo. Um ano antes, em 2013, a Terra das Cataratas chegou a sediar uma etapa dos X Games, competição global de esportes radicais. As edições de 2014 e 2015 foram canceladas pelos organizadores, que alegaram questões financeiras.
[…] Vazão das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel Copa do Mundo: relembre a passagem da Coreia do Sul por Foz do Iguaçu […]