A série Ritmos de Foz, da TV Câmara, conversou com o grupo Muzenza de Capoeira. Fábio Castilha, que representa o Grupo, contou que desenvolvem em Foz um trabalho com associação de capoeira pedagógica de Foz. “É levada a capoeira como ferramenta educacional, para auxiliar desenvolvimento psicomotor de jovens”.
Segundo o professor, o trabalho é feito com crianças a partir de 3 anos de idade. “A gente acaba agregando diversos valores ao processo educacional do ser humano, de interação social. Ela é rica nesse sentido do desenvolvimento integral do ser humano”.
Conscientização racial
“Ela também nos faz refletir sobre a importância da cultura afro na formação do país. Com a prática da capoeira e auxiliando no processo de cidadania, mostramos a relevância da manifestação, que é afro brasileira, dentro da sociedade”, explicou Fábio.
Origens da capoeira
“Ela é uma arte marcial genuinamente brasileira do século XVI. Foi criada como luta, com a base da dança, da cultura africana, para se defender dos maus tratos que os escravos sofriam. Ela passou por vários momentos na história do país e tem relevância muito grande em nosso contexto cultural”, disse Fábio Castilha.
Comentários estão fechados.