O que falta para Foz ser uma cidade melhor para o morador
Leia a opinião do portal sobre o exercício pleno da cidadania, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Entre os conteúdos especiais pelos 110 anos de Foz do Iguaçu, o H2FOZ destaca a voz de moradores, de quem constrói a cidade dia a dia, usufrui ou sofre as consequências de decisões e de políticas públicas, a depender da efetividade dos gestores. São depoimentos em vídeo de pessoas de todas as idades e segmentos sociais, além de enquete à comunidade.
Durante todo este mês de junho, os iguaçuenses estão sendo convidados a responder a uma questão básica: o que falta para Foz do Iguaçu ser uma cidade melhor para os seus moradores? A intenção, tanto quanto ouvir o que a população tem a dizer, é estimular a reflexão sobre temas que afetam todos, isto é, exercitar a cidadania.
O momento é duplamente favorável, porque o aniversário do município é sempre boa hora para atiçar os brios do cidadão. É válido olhar para a cidade como quem deixa a ilha para fitá-la do alto e depois retorna para tateá-la, compará-la, afinal ela é a terra onde se planta e se colhe o pão.
Em segundo lugar, é ano de escolha de prefeito, vice e vereadores. São 17 cargos ocupados por mandatários escolhidos pelo eleitor, por meio do voto. Avaliar a cidade que se tem e pensar naquela que poderia ser é papel do morador, mas as mudanças almejadas não surgem de seres iluminados, senão da participação e da cobrança permanente da população.
Nas respostas dos moradores à enquete, as principais queixas são os problemas na saúde, o transporte público de má qualidade e a infraestrutura deficitária, sobrando críticas para as condições do asfalto e aos buracos nas ruas. Em relação ao desenvolvimento, é apontada a falta de um projeto para diversificar a economia, a fim de gerar melhores empregos.
A atuação de gestores municipais também é colocada na balança, sendo sentida a falta de visão e de planejamento. E uma reclamação fundada reflete sobre a forma de aplicação dos royalties que a cidade recebe como compensação financeira pelo aproveitamento do Rio Paraná para a geração de energia pela Itaipu Binacional – parte desse recurso é usada em custeio da máquina pública, não em novas frentes de crescimento.
Uma receita simples sugere que Foz do Iguaçu deva ser governada com os olhos voltados para os moradores, não apenas para turistas. Essa provocação de um iguaçuense somente atualiza um slogan repetidamente usado por gestores de posse de seus cargos, o qual diz que uma cidade boa para o cidadão o é também para o visitante. Falta-lhes praticá-lo.
Atendimento na saúde deficitário e ausência de oportunidades são problemas de maior ou menor gravidade conforme a gestão da cidade é conduzida. Nunca é demais repetir que Foz do Iguaçu conta com um orçamento de R$ 1,9 bilhão. Nem perguntar, uma vez mais: o que falta para Foz do Iguaçu ser uma cidade melhor para os seus moradores?
Falta cultura DIVERSIFICADA, teatro, cinema sem ser o que almeja só bilheteria, e políticas públicas contra a xenofobia e aporofobia (rejeição ou aversão aos mais pobres).
Falta tudo em Foz, falta diversidade de economia, porque o turismo sustenta só a parte rica da cidade excluindo a maioria dos cidadãos. Falta Saneamento básico em muitos bairros, novos e antigos, falta asfalto decente, falta planejamento das Obras já feitas e as recém iniciadas que não pensam no cidadão que trabalha e tem que ficar 20 minutos num viaduto muito mal executado na BR ou uma Trincheira feita para que a gente engula sem reclamar causando acidentes dia sim e dia sim, falta transporte público que funcione já que essa questão ficou há 3 mandatos atrás e até agora os consórcios continuam aí e sem integração nos ônibus oque é uma vergonha sem igual para uma cidade desse porte, e ainda existe somente 1 terminal, definitivamente nenhum Vereador ou Prefeito tem vergonha na cara quando se tem só 1 terminal para uma cidade que alcança 600 mil pessoas/dia rodando. A questão da Saúde é mais uma lástima, só vai funcionando a base de processo público. A proteção de nascentes d’água na cidade também é inexistente, e qualquer criança atualmente sabe que água é um recurso finito. A questão do pagamento do LIXO é uma exploração , a taxa de lixo subiu 500%, se isso não é corrupção não sei oque é
Faltam muitas coisas mas a saúde precisa de um hospital público decente e melhoras na segurança pública.
Precisamos de uma avenida costaneira, pois do jeito que está somente os ricos acessam ao rio, através dos clubes de pescas, perderia ter uma costaneira para a população, com um cais para pesca.
Além de várias coisas, o principal. Um hospital que faça cirurgia de grande porte. Meu esposo vai fazer uma cirurgia no joelho, e foi encaminhado pra uma cidade chamada Missal, que é um ovo de tão pequena,. Com o porte que tem essa cidade,perdendo pra uma cidade muito mais pequena. Porq não constrói um hospital com estrutura suficiente pra que o paciente não tenha que se deslocar pra outra cidade pra fazer cirurgia. Isso é vergonhoso.
Falta prefeitos e vereadores que pensem na cidade e não somente em garantir um troco a mais para garantir seus futuros políticos ou aposentadorias.
Falta mais polícia e guarda nas ruas para evitar que vândalos destruam os parques públicos, todos os parquinhos das crianças destruídos e cheio de malandro, da até medo de levar as crianças num lugar desses.
Não dá pra entender como STI de Itaipu e tão linda, limpa, organizada e consegue trazer cantores tão bons na fespop, e Foz do Iguaçu muito maior não faz nada pelos moradores.
Mau tem calçadas decente pra caminhar .
Foz é uma decepção, não tem nada de Bonito a não ser as cataratas, Ruas só Buraco, não tem jardinagem, nem se quer um portal a cidade tem, nem parece uma cidade do estado do Paraná, Moro na principal avenida que dá acesso a ITAIPU e só fazem a poda do “capim” uma vez no semestre, Turista que vem em foz sai daqui sem planos de retornar.
Falta o asfalto em muitas ruas. O servico prestado pelas empreiteiras nao presta nao tem fiscalizacao. Nao tem controle da Dengue o fumace nao existe . As empreiteiras da sanepar faz uma desgraca nas calcadas e nao assumem. Falta o funcionamento de muitad cameras.
Foz tem tudo pra ser uma das melhores cidade do Brasil, referência nacional o que tem que ter é gestão política e planejamento curto médio longo prazo . Começar a ter uma visão geral do crescimento dos nossos bairro além do nosso turismo que é uma referência nacional e internacional nossos bairros deixa a desejar muito ainda gestão seguinte olhe foz contexto geral.nao só turismo fortalecer bairros também.
Falta um bom parque, com pista de caminhada e ciclovia. O parque monjolo se fosse bem cuidado até poderia ser, mas em certos horários é até perigoso frequentar. Academias ao ar livre na região central. Depois de muito pedirmos foi colocado uma no bosque Guarani ( por falar em bosque, quando abrirá para o público?) porém colocaram logo onde passam os ônibus e muito trânsito , bem numa esquina e incompleto. Não é quase frequentado.
Foz também precisa urgentemente um hospital de pediatría crianças de hoje futuro do amanhã.foz do Iguaçu referência nacional.tambem necessário as revisões nas galerias fluviais e atenção as calçadas para pessoas cadeirantes melhoria e criar um modelo de dinheiro na cidade com valor maior do que o real com isso aquecimento para nossa economia parceria com nossos empresários gestor da cidade lado a lado com nossos empresários isso é começo que permacera como exemplo ,foz maior e melhor foco referência nacional.
A cidade e os cidadãos jogados às traças pela esfera municipal, não vou citar a estadual …outra lástima.
Vereadores??? Onde estão???
Falta prefeito, falta vereadores e falta respeito com o povo iguaçuense
Foz do Iguaçu deixa a desejar em muitas coisas,qualidade de vida para idosos zero! Não tem praça bonita limpa e segura para os idosos sentarem e verem a vida que passou.isso tem que ser no centro ,não só no gramadão,tem que ter mais fontes de laser gratuitas,e postos de saúde com mais médicos ,e não deixar as pessoas doentes , mais doentes de tanto esperar.
O melhor investimento seria na saúde de qualidade, contratação de mais médicos, escola em tempo integral, precisaríamos de pelo menos umas duas ou três grandes indústrias
Pessoalmente, pra mim que tenho 53 anos e sou mulher e sou profissional e Mãe, falta tudo que já disseram. Pessoalmente faço um levantamento geral da saúde que está matando, meu marido a anos espera a continuação do problema dele. E eu desempregada a 7 anos, porque em Foz n há estudo pra trazer indústrias que não poluem. Tem várias indo pro Paraguai. É muito difícil morar aqui se vc é fora de turismo. Sou formada em Administração e Comércio Exterior num outro Estado. Voltei pra Foz e hoje n tento trabalho aqui. Bons empregos tem no país vizinho. Ou no digital. A cidade n pode gerar empregos só rede hoteleira. Rogo ao Governador Ratinho, olhe com cuidado porque os jovens têm que ir embora pra trabalhar. E a nós tb mão de obra especializada.
Falta, melhor atendimento médico, zerar as filas médicas, acabar com os mendigos de ruas e praças destinando eles para um abrigo, diminuir a carga de impostos do lombo do povo, fiscalização nos postinhos de saúde, e upas, falta médicos, tem muita enrolação no atendimento!… Etc…
A prefeitura precisa investir em infra-estrutura, melhorando as condições do asfalto da cidade, que continua bastante precário em diversos bairros. Há necessidade que haja um hospital público com condições mínimas de atendimento para a população. É preciso mais investimento e interesse do governo, para incentivar a cultura (teatro e cinemas) e o esporte. O transporte público é muito deficiente e precisa chegar nas áreas mais distantes do Centro.
Faltam bons candidatos para votarmos, pois os que estão aí já demonstraram a sua incompetência.
Vamos eleger prefeito e vereadores que se comprometam com a cidade de foz do Iguaçu
Pois falta tudo principalmente empenho para migrar o centro da cidade
Que está uma vergonha !
Falta uma avenida costaneira para caminhada e e lazer como tem em Assunção no Paraguai!
Já morei em várias cidade e resolvi me mudar para Foz do Iguaçu , mas jamais imaginei que seria a cidade mais bagunçada que já morei, sem estrutura nenhuma , descaso total , não tem sequer placas com nomes das ruas , trânsito caótico sem mobilidade nenhuma , ruas sem asfalto que é o caso da que eu moro , decepção total , cidade nem para inglês ver já que nem as principais são preservadas, parece que quem entra nos cargos políticos( prefeito, vereadores, secretários e outros ) não gostam da cidade. Fique aqui o meu desabafo?
Moro em Foz e em Brasília!
Em muitos aspectos Foz é bem melhor que Brasília e outras cidades que conheço.
Avalio como uma cidade limpa, boas calçadas e avenidas muito bem cuidadas.
Brasília tem hospitais de alta complexidade, mais difícil acesso.
Já precisei de atendimento básico em Foz e fui muito bem atendido.
Porém as avaliações postadas são coerentes em relação a outras cidades do Paraná.
Em relação ao Brasil Foz é maravilhosa!
Porém a nível do Paraná pode melhorar!
Vi alguns comentários exagerados.
Concordo com todos os comentários. Falta tudo em Foz. Do cuidado com o paisagismo, à segurança publica; do transporte público ao hospital público. Dos políticos (vereadores e prefeito) aos comerciantes, não se observa nenhum esforço em cuidar da cidade, em deixá-la bonita, segura, atrativa cultural e economicamente. É uma lástima que uma cidade como Foz ainda não tenha recebido a atenção que merece.