Sistema on-line de consulta já exibe primeiras candidaturas de Foz do Iguaçu; acesse

Ferramenta da Justiça Eleitoral expõe informações que podem ajudar eleitor a decidir voto e acompanhar gastos de campanha.


Sistema on-line de consulta oficial da Justiça Eleitoral já está no ar e exibe as primeiras candidaturas de Foz do Iguaçu. O DivulgaCandContas reúne informações que podem ajudar o eleitor a decidir o voto e acompanhar gastos de campanha.

Os primeiros postulantes iguaçuenses a aparecer na ferramenta são os candidatos a vereador e a vereadora do União Brasil. O partido foi o primeiro a realizar convenção, definindo a chapa ao Legislativo e os postulantes ao Palácio das Cataratas.

Aliado da transparência e apoio para a avaliação do eleitorado de suas escolhas, o DivulgaCandContas exibe informações e dados de todos os concorrentes à vereança, prefeito e vice nas Eleições 2024. O sistema recebe registros até 15 de agosto.

A plataforma “garante a transparência dos dados e oferece às eleitoras e aos eleitores mais informações que podem ajudar a decidir seus votos”, expõe o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O acesso é fácil, e a consulta, intuitiva.

Sistema on-line

Toda pessoa pode utilizar o sistema DivulgaCandContas, bastando acessar o link do site. Na página inicial, seleciona-se a cidade e o cargo. Na área inferior da página inicial, há informações específicas sobre as contas eleitorais, com doadores, fornecedores, limite de gastos, sobra e dívida de campanha, financiamento coletivo, ranking de doadores etc.

Dentro de cada um desses tópicos, encontram-se as informações detalhadas sobre cada uma das candidaturas. Ao meio-dia desta sexta-feira, 2, a plataforma contabilizava cerca de 1.500 registros de candidaturas de todo o Paraná.

Julgamento

Os registros de candidatura divulgados no sistema DivulgaCandContas ainda passarão por julgamento da Justiça Eleitoral. Esse processo avaliará recursos, documentos e condição perante a legislação de candidatas e candidatos concorrentes nas Eleições 2024.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.