Saiba quanto cada candidato a prefeito de Foz do Iguaçu gastou até agora

Juntos, os concorrentes já declararam quase R$ 3,5 milhões em despesas. Preparamos um infográfico com informações detalhadas.

A menos de três semanas do primeiro turno das eleições, os candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu já gastaram, no total, R$ 3.458.669,15 em suas campanhas. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados até a manhã desta terça-feira (17).

Leia também:
Foz do Iguaçu tem 15,9 candidatos para cada vaga de vereador; veja infográficos
Eleições 2024: 5% dos candidatos de Foz utilizam o X como plataforma
Candidaturas de jovens caem 67% em Foz do Iguaçu
58% dos candidatos a vereador são estreantes
Foz do Iguaçu tem o maior local de votação do Paraná; saiba outras curiosidades

O candidato com o maior volume de despesas é Paulo Mac Donald Ghisi (PP), com quase R$ 1,1 milhão. Na sequência aparecem Zé Elias (União), com R$ 845 mil, e General Silva e Luna (PL), com pouco mais de R$ 800 mil. O candidato do PSDB, Samis da Silva, apresentou R$ 525 mil em despesas. Airton José, do PSB, já desembolsou R$ 207 mil. Sérgio Caimi e Jurandir de Moura Latinha ainda não reportaram gastos ao TSE.

Esse montante de despesas deve crescer até o final da campanha e aproximar-se da casa dos R$ 4,8 milhões, valor total arrecadado pelos candidatos.

Em Foz do Iguaçu, a legislação permite que cada candidato a prefeito gaste até R$ 2,37 milhões no primeiro turno e R$ 948 mil em caso de segundo turno. Esses limites são estabelecidos pelo TSE com base no número de eleitores dos municípios brasileiros.

Como o detalhamento das despesas varia de candidato para candidato nas respectivas prestações de contas, não é possível afirmar qual tipo de gasto é o mais representativo. No entanto, é perceptível que serviços relacionados à produção de programas de rádio, televisão ou vídeos ocupam uma fatia considerável, totalizando ao menos R$ 1 milhão até o momento na soma das sete candidaturas.

Na lista detalhada aparecem gastos com diversos itens, com destaque para a confecção de materiais impressos, serviços advocatícios e contábeis, entre outros.




Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.