O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Sigurd Roberto Bengtsson esteve nesta quinta-feira, 15, em Foz do Iguaçu para divulgar o Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas.
A iniciativa visa contribuir para que as eleições municipais deste ano transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio.
Bengtsson lembrou que nas eleições passadas muitas amizades foram desfeitas e familiares parara de conversar. “Isso é ruim porque a política é um debate de ideias, de propostas e não tem a missão de causar violência”, coloca.
Para ele, é preciso desenvolver a cultura da paz em todos os municípios paranaenses. Isso contribui para que a eleição seja um debate de ideias e não a desunião entre familiares e amigos.
Na análise de Bengtsson, as fake news e o discurso de ódio estão em desacordo com a cultura da paz. Por isso, é necessário à cidadã e o cidadão paranaense se informar do que está acontecendo e não passar adiante notícias que não sabem se são verdadeiras. “A pessoa tem que refletir”.
ODS
O Pacto da Paz é uma iniciativa relacionada ao cumprimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A campanha foi lançada no dia 30 de julho em Curitiba e várias entidades do estado, entre públicas e privadas, incluindo universidades, igreja católica, órgãos de imprensa e alguns partidos políticos, aderiram ao Pacto da Paz.
Todas vão contribuir para disseminar a cultura da não violências nas eleições marcadas para o dia 6 de outubro. A adesão pode ser feita por meio de um termo disponível na página do TRE.
Em Foz do Iguaçu, Bengtsson esteve na Itaipu Binacional e na Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu – UNIFOZ.
Veja a lista das instituições que aderiram ao Pacto da Paz Eleições 2024: no caminho da paz — Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (tre-pr.jus.br)
Comentários estão fechados.