Foz do Iguaçu recebe o treinamento de mesários com deficiência nesta quinta-feira, 5, às 10h. A atividade contarará com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
LEIA TAMBÉM: Confira a cobertura do H2FOZ nas eleições municipais em Foz do Iguaçu
A atividade ocorre em diferentes cidades do estado. Um dos objetivos da Justiça Eleitoral, além da formação, é reforçar a importância da participação das pessoas com deficiência (PcDs) nas eleições municipais para prefeito e vereador.
Nesta semana, o TRE-PR levou treinamento a Curitiba, com recursos de acessibilidade como intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e autodescrição dos palestrantes.
“A iniciativa busca dar visibilidade a essas cidadãs e cidadãos e lutar contra o capacitismo”, expôs Bengtsson. Inclusivo, o treinamento reúne pessoas com e sem deficiência, integrando-as.
Autodeclarado “democrata de coração”, Marlon Brandão de Sousa, que tem deficiência visual total, recebeu com surpresa o convite para ser mesário. “Achei que fosse golpe”, reportou. E ficou feliz com a possibilidade de contribuir para a democracia.
“Sempre quis de alguma forma ajudar nesse processo. O TRE-PR nos estendeu a mão de um lado, e a gente estendeu do outro”, pontuou. Nas Eleições 2024, Marlon irá atuar em uma seção eleitoral sem nenhuma diferenciação ou exclusividade para pessoas cegas.
Em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, o treinamento será no Fórum Eleitoral. E será voltada a “mesárias e mesários, especialmente voltada para a inclusão de PCDs que trabalharão nas eleições de 2024”, informou a assesoria do TRE-PR
Convite para ser mesário
O TRE-PR convida pessoas com deficiência para atuarem como mesárias no pleito deste ano. Basta preencher o formulário disponível no portal do órgão, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-las.
Voto sim, fake news não!
Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado e combater as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.
O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. No entanto, não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.
Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.
(As informações são do TRE-PR.)
Comentários estão fechados.