Foz do Iguaçu inicia convenções com 13 pré-candidatos a prefeito

Partidos e federações começam a decidir nomes a fim de substituir Chico Brasileiro no Palácio das Cataratas e lista de concorrentes a vereador.

Atualizado em 21/7/2024, às 9h55

Com 13 pré-candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu à mostra na prateleira eleitoral, partidos políticos e federações iniciam, neste sábado, 20, o processo de definição e oficialização dos nomes. As deliberações das agremiações incluem a aprovação da lista de postulantes aos cargos de vereador e de vice-prefeito, e sobre a formação ou não de alianças.

Acompanhe a cobertura do H2FOZ das Eleiçoes 2024

LEIA TAMBÉM:
Candidato a prefeito precisará apresentar visão estratégica para Foz do Iguaçu, analisa Kossar
Eleições 2024: Foz do Iguaçu tem mais de 22 mil filiados a partidos; confira a lista

Será a primeira eleição municipal com a possibilidade de segundo turno, caso nenhum dos concorrentes ao Palácio das Cataratas, a sede do governo, consiga obter 50% mais um voto em 6 de outubro – sendo necessário, eleitores voltarão às urnas no dia 27. A cidade totaliza 204 mil votantes, conforme dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Os partidos terão até 5 de agosto para fazer as convenções, com prazo até o dia 15 do mesmo mês para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Apesar de já começar o processo de escolha, é prática usual entre as siglas manter na ata dos encontros sem conclusão, instituindo poderes às direções das legendas para prosseguirem com negociações até o momento final.

Na última eleição, vários partidos e postulantes “pularam de galho”, mudando nos instantes derradeiros as promessas e posições que vinham explicitando, ou retirando nomes para favorecer composições. Outro fato que ajuda a estender as definições é o peso dos diretórios estaduais e nacionais, que anteveem o pleito nas cidades como preparatório para a disputa daqui dois anos.

A lista de pré-candidatos à gestão iguaçuense era maior, já tendo passado por um funil, podendo ser ainda menor, avalia o sociólogo e analisa político Luiz Carlos Kossar. “Não acredito que saiam tantos nomes a prefeito, ainda que tenha o fato do segundo turno nestas eleições”, opinou, em entrevista no programa Marco Zero.

LEIA TAMBÉM: HFOZ prepara cobertura das eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Pré-candidatos a prefeito

Apesar do cenário geral turvo para cravar-se diretrizes partidárias no país com segurança, a cesta de pré-candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu comporta agentes públicos de todos os matizes ideológicos: centro, direita e esquerda. A narrativa em busca de votos alterna discursos nacionais polarizados e atributos de gestão para problemas locais do município.

A constituição de embates entre projetos “novos” e “velhos” na política é arma já apresentada por pré-candidatos, geralmente em contraposição ao argumento daqueles que possuem mais lembrança entre os eleitores. Os “padrinhos”, lideranças estaduais e federais a quem se atribui poder de transferência de votos, fazem parte das esperanças de prefeituráveis.

Maior partido em número de filiados em Foz do Iguaçu, que já governou a cidade em várias gestões, o MDB não deverá ter concorrente a prefeito pela sigla nestas Eleições 2024. Com 41 fichas assinadas na Justiça Eleitoral, o PMB é a agremiação com o menor número de filiados com pré-candidatura à prefeitura na praça.

Lista de pré-candidatos a prefeito em Foz do Iguaçu*:

  • Airton José (PSB);
  • Dilto Vitorassi (PT)**;
  • Eliane Dávila Sávio (PSD);
  • Joaquim Silva e Luna (PL);
  • José Elias Castro Gomes “Zé Elias” (União Brasil);
  • Jurandir de Moura “Latinha” (Rede);
  • Kalito Stoeckl (PDT);
  • Nilton Bobato (PV);
  • Paulo Mac Donald Ghisi (PP);
  • Samis da Silva (PSDB);
  • Sérgio Caimi (PMB);
  • Sidnei Prestes (Republicanos);
  • Túlio Bandeira (DC).

*Lista em ordem alfabética, com base na manifestação de pré-candidatos e partidos políticos.

**O PT nacional aprovou o apoio do partido ao nome de Airton José como candidato a prefeito. Dilto Vitorassi segue pleiteando a indicação.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.