Federalização do Hospital Municipal e atenção às mulheres: propostas dos candidatos a prefeito

Airton José defende a mudança de gestão do hospital. General Silva e Luna enfatiza a prioridade das políticas públicas para mulheres.

A corrida para a principal cadeira do Palácio das Cataratas ganha impulso nas ruas, nos meios digitais e com a realização de debates e encontros. O desafio é apresentar propostas e convencer o eleitorado. Em destaque, aqui, Airton José defende a mudança de gestão do hospital. Já o General Silva e Luna enfatiza a prioridade das políticas públicas para mulheres.

LEIA TAMBÉM:
‘Saúde doente’ e tecnologia em prol do transporte estão na pauta dos candidatos a prefeito
Prefeituráveis propõem gestão de limpeza urbana e energia solar nas escolas em Foz

Sete candidatos concorrem à principal cadeira do Palácio das Cataratas. Estão em busca do voto: Airton José (Foz de Toda Gente), General Silva e Luna (Foz em Primeiro Lugar), Jurandir de Moura Latinha (Rede/PSOL), Paulo Mac Donald (Viva Foz do Iguaçu), Samis da Silva (Foz Para Todos), Sérgio Caimi (PMB) e Zé Elias (União Brasil).

Airton José

O candidato a prefeito Airton José (PSB) defende a federalização do Hospital Municipal para liberar o orçamento da prefeitura, economia que poderá ser utilizada para fortalecer a atenção básica em saúde, obras e gratuidade do transporte coletivo. Concorrendo pela coligação Foz de Toda Gente, ele estima que a medida manterá nos cofres municipais mais de R$ 100 milhões.

“Além disso, é um passo essencial para a implantação do hospital universitário, com a ampliação do número de leitos, implantação de alta complexidade, como neurologia e ortopedia, e uma nova maternidade”, enumera. E o município poderá investir mais na atenção primária de saúde e nas especialidades.

Com efeito, a saúde pública poderá ampliar, por exemplo, a oferta de médicos especialistas e a quantidade de exames realizados na rede municipal. “Essa é a primeira vez que o governo federal se propõe a assumir a unidade. Recusar essa possibilidade é manter a situação de assistência hospitalar para Foz, região e fronteira com altíssimos custos para o município”, reflete Airton José, que postula chegar ao Palácio das Cataratas.

General Silva e Luna

Em uma de suas propostas, o General Silva e Luna (PL) propõe que a gestão municipal dê atenção especial às mães chefes de família, com programas para oferecer assistência direta e o que chamou de “transformação das escolas e creches” como pilares dessas ações. Ele projeta o ambiente escolar como um espaço onde as mães possam confiar que haverá o desenvolvimento integral de seus filhos.

“Entendemos que a atenção às mulheres será uma prioridade em nossa gestão”, pontua o candidato a prefeito pela coligação Foz em Primeiro Lugar. “Com um olhar atento e dedicado, iremos implementar uma série de ações concretas para assegurar que elas recebam o apoio que merecem.”

Ele se compromete com a formação continuada dos profissionais da educação, saúde e assistência social para trabalhar a questão da violência contra as mulheres e suas famílias dentro do ambiente escolar. E promete criar uma rede de apoio forte e eficaz para o atendimento a esse público.

E sustenta que as mulheres serão priorizadas no processo de aquisição de moradias, com a titularidade assegurada exclusivamente a elas, elenca. “Sabemos que a estabilidade habitacional é fundamental para a segurança e o bem-estar das famílias”, frisa. As políticas para as mulheres defendidas por Silva e Luna incluem programa de reabilitação para homens agressores, alinhado à Lei Maria da Penha, com médico e psicólogo.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.