Pré-candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi e Samis da Silva obtiveram vitórias na Justiça para disputar a eleição deste ano. No PP e PSDB, respectivamente, os dois postulantes já ocuparam o Palácio das Cataratas e disputaram o cargo duas vezes entre si.
LEIA TAMBÉM: Chico Brasileiro escapa de processo de cassação com voto de 9 vereadores da base
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) julgou procedente a ação do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi contra decisão que tirava os seus direitos políticos, impedindo-o de concorrer. O caso é referente à contratação, sem licitação, de Regina Cordeiro para atuar em captações de recursos.
“Julgar inexigível a pena de suspensão dos direitos políticos aplicada ao autor [Paulo Mac Donald]”, assinalou o órgão. “Ante inconstitucionalidade da aplicação da suspensão dos direitos políticos por atos culposos que causem dano ao erário”, completou o TJPR.
Em relação a Samis da Silva, o Tribunal de Justiça reconheceu a possibilidade de aplicação retroativa das disposições que tratam do chamado trânsito em julgado. E lhe resgatou os direitos políticos liminarmente.
“Defiro o pedido de suspensão dos efeitos da condenação judicial imposta na ação de improbidade em comento”, decidiu. “A fim de suspender a sanção de “suspensão de direitos políticos” até julgamento em definitivo do presente recurso”, complementou o TJPR.
Samis da Silva administrou Foz do Iguaçu de 2000 a 2004, marcando o retorno da família Silva ao poder político da cidade. Paulo Mac Donald foi gestor de 2004 a 2012, sendo eleito com o argumento de que era necessário um projeto político alternativo ao de Silva.
Além dos dois nomes, Foz do Iguaçu reúne outros pré-candidatos à prefeitura. Um deles é Joaquim Silva e Luna, ex-diretor-geral da Itaipu Binacional, com um aceno ao eleitorado de direita, mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No outro lado, a reportagem apurou que partidos articulam uma aliança de centro-esquerda, que tem no núcleo siglas como o PDT. Para encabeçar a disputa, são citados vereadores da atual legislatura, o comunicador Airton José, o ambientalista Raby Khalil, entre outros.
A lista de prefeituráveis inclui Soldado Fruet, Sidney Prestes, Zé Elias, Camilo Rorato, Sérgio Caimi, Dilto Vitorassi, Ney Patrício e João Morales. Nela também constam Dr. Ranieri (Mais Brasil), Bosco Foz, Irineu Ribeiro, Paulo Angeli e outros mais.
Confrontos Paulo x Samis
O calendário eleitoral impõe um percurso até a indicação dos prefeituráveis em convenção, registro e prazo de possíveis pedidos de impugnações de chapas na Justiça Eleitoral. Se os dois postulantes se mantiverem na disputa, será o terceiro embate direto Paulo x Samis.
Nos dois confrontos diretos, Paulo Mac Donald levou a melhor. Aliado a um consórcio de partidos políticos denominado de “frentona”, Paulo venceu o favoritismo de Samis da Silva em 2004, que concorria à reeleição. Em resultado apertado, foram 68 mil votos (49%) a 63 mil (46%).
Depois, em 2008, foi a vez de Paulo defender a reeleição contra Samis, o que conseguiu com larga margem, em uma campanha agressiva. Mac Donald obteve 67 mil votos (48%), ante 42 mil (30%) conquistados pelo adversário.
Palácio das Cataratas foi ótimo. Convenhamos, está longe de ser. Tenho dúvidas de que surja algum Prefeito que seja corajoso o suficiente para construir um Centro Cívico e contemple um Palácio das Cataratas. Claro que isso incomodaria muito a oligarquia do atraso, ou seja, seria mexer em casa de abelhas.